Nos bastidores dos abraços e fotografias formais, o presidente Lula deve ouvir reivindicações de lideranças paranaenses durante sua visita a Curitiba, hoje. Os empresários devem adiantar a Lula boa parte dos pedidos que farão ao vice-presidente José Alencar na próxima segunda-feira. Alencar virá a Curitiba para participar de um encontro organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A federação preparou uma cartilha com sugestões para a política econômica.
"Acreditamos ser possível uma outra política econômica para o país, uma que não conduza o Brasil para a terceira década de magros resultados", afirma Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Fiep. Entre as sugestões estão a ampliação do Conselho Monetário Nacional e a autonomia do Banco Central.
Outro documento coordenado pela Associação Comercial do Paraná pede a reforma política e a revisão da Constituição em temas como políticas tributária, previdenciária e trabalhista. A ACP propõe a convocação de uma Assembléia Constituinte Exclusiva, que "não seja contaminada por interesses eleitorais".