Campo Mourão O drama da família que não tem dinheiro para trazer dos Estados Unidos o corpo do paranaense Isaías Expedito Pereira, de 40 anos, que morreu no país no último dia 8 em decorrência de seqüelas de um acidente de trânsito, sensibilizou o povo paranaense. Um empresário de Curitiba, que não quis ter o nome revelado, ficou comovido com a história da família de Tapejara (no Noroeste do estado), publicada ontem pela Gazeta do Povo. "Ele pediu para entrar em contato com a família para saber de que forma pode ajudar", contou uma amiga do empresário, que também não quis se identificar.
Na cidade de pouco mais de 13 mil habitantes, o prefeito Noel Caldeira Brante (PPS) solicitou à família que providenciasse os documentos de Isaías para ser enviado a um deputado em Brasília que estaria disposto a ajudar. "Além dessa ajuda política, o município pode viabilizar uma pequena parcela do valor exigido pela funerária para fazer o translado do corpo", diz Brante. Cerca de US$ 9 mil (R$ 21 mil) são necessários, segundo a família, para trazê-lo de volta. Segundo o prefeito, o que estiver ao alcance do município será feito. "A cidade é pequena e não podemos ajudar com muito".
A família de Isaías tentou pedir ajuda ontem ao deputado estadual Hermes Parcianello (PMDB) mas, segundo ele, a família deveria tentar alternativas particulares. "Ou sepulta nos EUA ou faz rifas na cidade", comentou. Para Parcianello, se cada morador da cidade contribuir com um mínimo, a família consegue resolver o problema.
O pai de Isaías, o aposentado Conrado Pereira Filho, de 84 anos, passou todo o dia de ontem concedendo entrevistas em rádios e emissoras de televisão em Maringá e Umuarama. "Estamos tentando de todas as formas conseguir o dinheiro para trazer meu irmão de volta ao Brasil", disse a irmã de Isaías, Josefa Francisco de Carvalho. Ontem a família providenciou a conta 11546-93 da agência 0464 do banco HSBC para receber ajuda. "Toda contribuição será bem vinda", diz Josefa.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora