Com o maior número de inscrições desde 2002 (184), a nona edição do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, realizada em Curitiba, teve duas empresas paranaenses entre as vencedoras: a Sanepar ficou em primeiro lugar na categoria Tecnologia, com o projeto "Aproveitamento Energético de Biogás em Estação de Tratamento de Esgoto – Um Projeto de Sustentabilidade"; e a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza foi a primeira da categoria Natureza, com o projeto "Oásis". Os prêmios foram entregues ontem.

CARREGANDO :)

O projeto desenvolvido pela Sanepar visa usar o gás metano, gerado como subproduto do processo de tratamento de esgoto doméstico, associado à geração de energia produzida por sistema eólico, como protótipo para a empresa se transformar em produtora de energia ao invés de consumidora.

Já o projeto realizado pela Fundação O Boticário pretende conservar remanescentes da Mata Atlântica e proteger os recursos hídricos dos mananciais da região metropolitana de São Paulo, por meio de pagamento por serviços de preservação realizada pelos proprietários das áreas selecionadas para serem protegidas.

Publicidade

Além das instituições paranaenses, o conjunto de projetos "Convivência com a Realidade Semi-Árida – Plantando Sementes de Solidariedade e Cidadania" e "Bancos de Sementes Comunitários – Resgatando Práticas de Solidariedade e Cidadania", inscrito pelo Centro de Educação Popular e Formação Social, ganhou na categoria Humanidade. Valorizar os recursos hídricos, resgatar a cidadania e promover a organização solidária são os objetivos dos projetos realizados pelo Centro com as comunidades do semi-árido da Paraíba.

O Prêmio Von Martius de Sustentabilidade reconhece projetos de todo o Brasil – concluídos ou em realização – que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado com o conceito de desenvolvimento sustentável.