Duas empresas de Curitiba e uma de Maringá, no Noroeste do estado, que realizavam vendas de produtos pela internet estão sendo investigadas por supostas irregularidades na prestação do serviço. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba instaurou inquérito civil para apurar a responsabilidade das empresas de vendas pela internet CWB Eletro e BRMaxsul, sediadas na capital, e Marin Eletro, localizadas em Maringá. As três são suspeitas de estelionato contra consumidores de todo país. De acordo com as investigações, abertas recentemente para aproveitar o mercado aquecido pelas compras natalinas, as empresas recebiam o pagamento dos clientes, mas não entregavam os produtos.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) verificou que os supostos estelionatários faziam anúncios de produtos por preços bastante atrativos, utilizando de ferramentas de busca populares na internet, como o ShoppingUol, o Bondfaro e o Buscapé, com vantagem para pagamento à vista mediante depósito bancário. Por meio desses sites conhecidos os consumidores eram redirecionados às páginas das empresas. "Como ofereciam grandes descontos para pagamentos à vista e estavam relacionados em sites supostamente confiáveis, consumidores de todo país caíram no golpe", destaca promotora Cristina Corso Ruaro.
Só na Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, há 86 reclamações de consumidores de diversos estados do Brasil que não teriam recebido os produtos comprados pelo site da CWB Eletro. Até o penúltimo dia do ano passado, havia nove boletins de ocorrência e aproximadamente 30 reclamações contra a Marin Eletro. O MP-PR não soube precisar quantas denúncias existem contra a BRMaxsul, nem os prejuízos causados por estas empresas. Os produtos vendidos variavam entre R$ 500 e R$ 2.500 e iam desde aparelhos de telefone celular até aparelhos de ar condicionado, vídeo games e eletrodomésticos.
Os consumidores que fizeram compras nesses sites ou similares e quiserem registrar seu caso podem entrar em contato com o MP-PR pelo e-mail caopcon@mp.pr.gov.br. Em Maringá, o contato é mkalache@mp.pr.gov.br e o telefone é (44) 3226-9265.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora