A chuva que atinge o Rio Grande do Sul provocou cheia nos rios Taquari e Jacuí, segundo informações da Defesa Civil do estado. Mais de 130 pessoas tiveram de deixar suas casas no estado, entre desabrigados e desalojados.
O primeiro município a registrar alagamento da região ribeirinha foi Lajeado, onde o Rio Taquari chegou a 8 metros acima do nível normal, na noite desta quarta-feira (22). Já nesta quinta- feira (23), houve enchente em São Jerônimo, que deve decretar situação de emergência.
De acordo com Luís Felipe Finkler, coordenador da Defesa Civil Municipal de Lajeado, nesta quinta, o rio já está começando a baixar. Segundo ele, "o auge foi ontem à noite, o rio chegou a 21,5 metros e o nível normal é 13,5". Entre 22h30 de quarta e 5h desta quinta, 20 famílias precisaram deixar suas casas, num total de 70 pessoas. Treze famílias estão alojadas no Parque do Imigrante e as demais recorreram ao auxílio de parentes. "Estamos monitorando o rio, de prontidão para retirada de mais pessoas se for o caso", disse Finkler.
Na tarde desta quinta-feira, a Defesa Civil Estadual foi acionada para reforçar a equipe local de São Jerônimo. Em função de uma chuva forte durante a manhã, os rios Taquari e Jacuí transbordaram e, no fim da tarde, já atingiam a marca de 5,5 metros acima do nível normal. Pelo menos 40 pessoas estão desabrigadas e 20, desalojadas. O Parque de Exposições foi transformado em abrigo provisório para atender as vítimas.
O subchefe da Defesa Civil estadual, major Aurivan Chiocheta, estima que o quadro em São Jerônimo pode piorar. Segundo ele, "provavelmente, à noite, teremos mais desabrigados, pois a água ainda está subindo, estamos monitorando junto com a Defesa Civil Municipal para articular algumas ações". A Defesa Civil já recebeu uma notificação preliminar de desastre do município. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, será decretada situação de emergência na cidade.
Mau tempo
A previsão é de chuva em boa parte dos estados do Sul do país. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê áreas de instabilidade acompanhadas por raios, rajadas de vento e até granizo em algumas áreas isoladas.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora