Mais de 20 mil pessoas devem se reunir amanhã à noite para homenagear a médica brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora, no Brasil, da Pastoral da Criança. Durante a "Celebração Dra. Zilda Vida plena para todas as crianças" os participantes lembrarão, também, os cinco anos da morte de Zilda, vítima do terremoto que atingiu o Haiti em 2010, e declararão apoio ao início do processo de beatificação da médica.
Hospedagem
A organização do evento, que será realizado no estádio da Arena da Baixada do Atlético Paranaense, está a cargo da Pastoral da Criança. A expectativa é de que o estádio lote (a capacidade total do local é de 40 mil pessoas) dos mais de 20 mil ingressos já retirados, 15 mil são para representantes da Pastoral da Criança de todos os estados brasileiros.
O evento contará ainda com a presença de representantes dos governos municipal, estadual e federal, parceiros e líderes da Pastoral da Criança e da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).
Ontem, as primeiras caravanas a chegar foram recebidas por integrantes da Pastoral da Criança em Curitiba. Mais de quatro mil visitantes ficarão hospedados em casas de famílias das paróquias de Curitiba e Região Metropolitana, por meio da "Hospedagem Solidária" organizada pela Pastoral.
A programação dos peregrinos inclui, ainda, a visita ao Museu da Vida e ao túmulo de Zilda, no Cemitério Água Verde.
Celebração
Com início marcado para as 19 horas, a "Celebração Dra. Zilda" começa com a reafirmação do compromisso da Pastoral para com as crianças, com apresentação de dados sobre a situação da infância no Brasil e de propostas para um maior engajamento da sociedade. A apresentação ficará a cargo dos atores Luiz Melo, Vera Holtz e Fernanda Machado e pelo padre Reginaldo Manzotti.
Em seguida, acontece a Celebração Eucarística, com a presença de mais de 20 bispos. A celebração será conduzida por dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). Durante a cerimônia, acontecerá a entrega da moção de apoio ao pedido de abertura do processo de beatificação de dra. Zilda. Até o momento, o documento conta com mais de 130 mil assinaturas.