Espíritas de cinco estados brasileiros e de outros países estarão em Curitiba neste final de semana participando do "Projeto Centenário de Chico Xavier". O evento organizado pela Federação Espírita Brasileira (FEB) dever reunir cerca de 300 lideranças de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Chile, Argentina e Uruguai.
A figura de Chico Xavier, médium e teórico da Teoria Espírita de Allan Kardec, estará no centro do encontro. "Ano que vem é o centenário do nascimento dele. Por isso estamos organizando desde já uma série de eventos relacionadas", explica Antônio Perri de Carvalho, diretor da FEB e coordenador do projeto.
Em 2010, novas edições de livros sobre Chico Xavier e psicografados por ele são mais de 400 chegarão ao mercado. Além disso, a Federação Espírita está patrocinando três filmes relacionados a Chico. Serão duas obras de ficção baseadas em livros de Xavier "Nosso Lar" e "A Vida Continua" , e um documentário em que amigos, parentes, colaboradores e seguidores de Chico falarão sobre a figura do médium.
Segundo Francisco Batista, presidente da Federação Espírita Paranaense, ainda há muito espaço para que a obra de Chico Xavier seja conhecida dentro do Brasil. "Ele é uma figura mundial no espiritismo e o Brasil é o maior país espírita do mundo."
Segundo ele, embora 3 milhões de brasileiros se declarem espíritas, segundo o IBGE, cerca de 30 milhões de pessoas simpatizam, lêem obras espíritas e frequentam centros espíritas. "Muita gente é católica, segue alguma religião afro-brasileira, mas simpatiza com o espiritismo. As nossas portas estão abertas para eles."
* * * * *
Serviço
O evento "Projeto Centenário de Chico Xavier" ocorre na Alameda Cabral, 300, no Centro de Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3223-6174 ou pelos sites www.feparana.com.br e www.100anoschicoxavier.com.br