Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Enem bate recorde com 7,8 milhões de inscritos

Mercadante disse que há um “tsunami” por mais educação, mas reconheceu que ensino médio é o “problema mais grave” no país | Elza Fiuza/Agência Brasil
Mercadante disse que há um “tsunami” por mais educação, mas reconheceu que ensino médio é o “problema mais grave” no país (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou ontem que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contabilizou 7.834.024 milhões de inscritos. O número supera o de candidatos inscritos na edição do ano passado (6,495 milhões) e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.

O ministro lembrou que nem todos os inscritos efetuaram o pagamento da taxa de inscrição processo que confirma a participação do candidato no exame. Candidatos pagantes devem fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35, ainda hoje, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Segundo Mercadante, o site do Enem chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora. Apesar de o site ter sofrido dois ataques de hackers – um pequeno e um médio –, o processo não foi prejudicado, disse.

Em evento do Pronatec, o ministro destacou a demanda por educação no país, mas reconheceu que o ensino médio é o "problema mais grave" no país. De acordo com Mercadante, 3,5 milhões de jovens entre 15 e 17 anos estão no ensino fundamental.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13 h. Os portões, porém, serão abertos às 12 h. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O MEC destaca também que uma boa avaliação no Enem é requisito para participação do estudante nos programas ProUni (Universidade para Todos) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Última hora

Mercadante disse que mais de um quinto dos inscritos no Enem deixou para se cadastrar no último dia. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação, 1.718.144 fizeram a inscrição na segunda-feira até as 23h59, quando o prazo foi encerrado. "Isso de deixar para a última hora termina com problema. No ano passando, teve gente que deixou para a última hora e esqueceu o documento, deixou para sair de casa na última hora, chegou e portão já estava fechado. Para fazer um exame desse tamanho, tem que ter planejamento", ressaltou o ministro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.