Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Enfim, férias no trânsito!

 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
(Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)
 |

1 de 1

Quase 60 mil veículos entraram no trânsito de Curitiba em um ano, segundo o último levantamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), datado de setembro. O reflexo é um trânsito cada vez mais lento. Mas a expectativa é que a partir desta segunda-feira a situação comece a melhorar, com as férias escolares para parte dos estudantes das redes particular e estadual – os alunos que não vão precisar de recuperação já estão de folga.

A quinta frota

Em setembro, a frota da capital paranaense bateu na casa dos 1.353.923 veículos. Com esse total Curitiba manteve-se na posição de quinta cidade com maior frota do país.

Calçada, minha calçada

Às vésperas de completar dois anos, o blog Minha Calçada, do radialista Claudemir Cassarotti, continua registrando diariamente, em posts fotográficos, as péssimas condições das calçadas de Curitiba. Em alguns casos, que não são raros, as calçadas são apenas virtuais. O endereço do site é www.minhacalcada.com.br.

* * * * *

Conversa fiadaFátima Regina Nogueira Vieira, 52 anos, aposentada (foto)

De olho no voluntariado

Para a pedagoga aposentada Fátima Regina Nogueira Vieira, 52 anos, dezembro é especial. Além do Natal e ano-novo, ela comemora o Dia Internacional do Voluntariado (5). Desde maio de 2010, Fátima descobriu que era possível dedicar-se a uma causa voluntária sem grandes sacrifícios. E se envolveu com a proposta da Casa da Criança Francisco de Assis, de Curitiba. Hoje é a diretora de promoção do espaço. Entre suas tarefas, está a integração das equipes – que contam com 40 voluntárias. Na próxima semana, a instituição irá oferecer duas atividades solidárias em busca de recursos para projetos que atendem 100 crianças.

Como começou o encantamento pela causa?

Admirava o trabalho social, mas achava que não tinha tempo para me dedicar a ele. Mas, quando fiquei doente em maio de 2010 e precisei parar com tudo, isso mudou. Comecei o trabalho na Ação Social da Casa da Criança Francisco de Assis, descascando batata e varrendo o chão. Quatro meses depois, estava trabalhando no Bazar Solidário, fazendo crochê. E me encantei.

E o que mudou?

Minha família e meus amigos dizem que hoje sou outra pessoa. Tenho tempo para tudo e todos. Também aprendi que o ditado "uma andorinha sozinha não faz verão" é verdadeiro. A equipe unida traz resultados.

Serviço

Bazar de Artesanato do Clube de Mães, dia 4, das 15 às 20 horas; e Bazar Solidário, dia 7, na Casa da Criança Francisco de Assis, Rua Prefeito Ângelo Lopes, 1.260. Informações: (41) 3264-2167.

* * * * *

Little Brother

Circula pela internet a propaganda de um mini GPS cuja função é monitorar e facilitar a localização de animais de estimação, crianças, idosos, carros e objetos pessoais. O GPS portátil se alia a outras novidades tecnológicas do mercado, como a caneta 007, que traz uma câmera embutida, e o celular espião, que permite o acesso de todas as ligações e mensagens de outra pessoa através de uma senha secreta. A publicidade insinua que seria uma ferramenta ideal para mulheres ciumentas.

* * * * *

"Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe."

(Nelson Rodrigues, escritor e dramaturgo)

Colaborou: Aline Peres

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.