Um engavetamento envolvendo pelo menos 23 veículos na BR-277, perto da praça de pedágio de São Luiz do Purunã, matou uma pessoa e deixou pelo menos outras quatro feridas. O acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (17) e causou, inicialmente, o bloqueio total da pista para quem seguia de Curitiba ao interior do Paraná.
Veja um mapa do local onde ocorreu o acidente
O acidente ocorreu no quilômetro 136 e todas as equipes da concessionária Rodonorte foram deslocadas ao local. Guinchos atuam na retirada dos veículos da pista. Para "desafogar" o congestionamento de aproximadamente 20 quilômetros formado após o engavetamento, a PRF e a concessionária iniciaram por volta das 14h30 uma operação que restringiu uma das faixas da pista sentido Curitiba, pela qual começaram a passar os carros que se deslocam no sentido contrário.Com isso, motoristas que viajavam para a capital trafegavam em mão-dupla entre os quilômetros 115 e 136.
A liberação total do trânsito na região ocorreu às 17 horas, quando a operação especial foi desfeita. Por volta das 19 horas, o tráfego já fluía normalmente na rodovia, apesar de uma lentidão de aproximadamente 10 quilômetros.
De acordo com a PRF, o levantamento de veículos envolvidos leva em conta a quantidade de boletins de ocorrência registrados pelos motoristas. A polícia ressalta, no entanto, que esse número pode aumentar, na medida em que novos boletins forem registrados." Muitos veículos que se envolveram ali tiveram pequenas avarias, e os motoristas ficaram de fazer o BO outra hora. Por isso, temos esse número oficial de 23 por enquanto", explicou por volta das 15h10 Wilson Martinez, chefe da comunicação social da PRF-PR. Às 19 horas, a quantidade oficial de veículos envolvidos no engavetamento permanecia ainda em 23.
O posto da PRF em Campo Largo, que atendeu a ocorrência, informou que outros oito veículos já tinham ido até o local, por volta das 19h30, para dar entrada ao boletim. Com a efetivação dos registros, a quantidade de envolvidos na situação se elevaria para 31 até o final da noite.
O acidente
O engavetamento teria começado depois que um caminhão teve problemas e ficou parado na pista. O motorista de um segundo caminhão, carregado de adubo, não conseguiu frear o veículo e, ao tentar desviá-lo, acabou tombando. Nesse momento, uma viatura da PRF, que tinha levado agentes ao local para sinalizar o trecho, foi atingida.
Entre os veículos envolvidos estão caminhões e automóveis. Até as 14 horas, a PRF ainda não tinha o levantamento exato do número de veículos envolvidos.
A vítima fatal, conforme a empresa que administra o trecho, estava em um veículo modelo Montana. Dentro deste carro estava ainda uma segunda pessoa, que teve ferimentos moderados. Em outros veículos, mais três feridos, de leves a moderados, precisaram ser atendidos.
A pista em todo o trecho está bastante escorregadia devido à chuva. As condições de visibilidade também estavam prejudicadas nesta manhã pela neblina, o que contribuiu para o acidente.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião