Atualizado em 09/06/06 às 19h42
A quarta busca pelo engenheiro da Petrobras, Fábio Augusto Pontes, 30 anos, foi encerrada sem sucesso no início da noite desta sexta-feira na plataforma P-27, no Campo de Voador, na Bacia de Campos, em Macaé, região Norte do Rio de Janeiro. Pontes está desaparecido desde a manhã desta quinta-feira (08) quando não compareceu ao posto de trabalho na plataforma. O engenheiro é paulista, mas sua família mora em Curitiba.
Petrobras divulgou, no início da noite, uma nota à imprensa informando que está empregando todos os esforços para localizar o engenheiro e que as buscas estão sendo feitas na plataforma - com ajuda de cães farejadores - e no mar com auxílio de barcos e helicópteros.
A nota diz que a família Pontes já foi comunicada e está recebendo todo o apoio necessário por parte da empresa e que as operações no mar serão retomadas na manhã de sábado.
Pontes estava embarcado na plataforma P-27 desde 29 de maio, onde ficaria por 14 dias. De acordo com Gláucia Cristina Terra da Cruz, gerente de Comunicação Empresarial da Petrobras da Bacia de Campos, desde a manhã de quinta estão sendo realizadas buscas na plataforma e no mar.
"Hoje (sexta-feira) uma equipe de segurança da Petrobras fez mais uma, a quarta, varredura pela plataforma. Embarcações da empresa e helicópteros também fizeram buscas pelo mar, mas ainda não sabemos o que aconteceu com ele", conta Gláucia, admitindo que a possibilidade do engenheiro estar na plataforma diminui a cada busca mal sucedida na P-27.
A empresa, segundo Gláucia, tem o registro da entrada do engenheiro na plataforma, mas nada sobre a saída. Ainda de acordo com a gerente, não há informações sobre acidentes na plataforma. "Geralmente as pessoas só chegam ou saem da plataforma de helicóptero", explica a gerente.
"Não temos idéia do que aconteceu, mas estamos fazendo as buscas e reportando à polícia", conta Gláucia. Na quinta-feira, a Petrobras informou à Polícia Civil, à família de Pontes e à Capitania dos Portos, em Macaé, sobre o desaparecimento.
A reportagem da Gazeta do Povo Online não conseguiu contato com a família de Pontes, mas, por telefone, conversou com a Polícia Civil de Macaé. O policial que estava de plantão informou que não há nenhum trabalho voltado para este caso, que apenas há um registro de desaparecimento. "Não temos nada aqui sobre o caso. A Petrobras que está fazendo as buscas, até porque ele sumiu lá na plataforma", diz o policial que pediu para não ser identificado.
O engenheiro é funcionário da Petrobras há três anos e já trabalhou tanto embarcado em plataformas quanto no apoio operacional em terra.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora