É grave o estado de saúde do engenheiro Gil Augusto Barbosa, 53 anos, baleado na cabeça no último sábado (8) ao errar o caminho e entrar na Vila do João, no conjunto de favelas da Maré, em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro. A vítima foi levada para o Hospital Getulio Vargas, na Penha, subúrbio da cidade, onde foi operada e permanece no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
Barbosa estava indo buscar a mulher no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, e quando estava na Avenida Brasil, principal ligação da região portuária da cidade com as zonas norte e oeste da capital fluminense, ele tentou pegar um retorno ao receber um telefonema da mulher, no qual ela informou que já estava em um táxi e retornando para casa.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima, ao entrar em uma pista livre com mais de 200 metros e atingir a entrada da favela, com uma velocidade não muito reduzida, tentou retornar e acabou sendo atingido por um tiro na cabeça. A principal hipótese é a de que o engenheiro tenha entrado na favela pensando que tinha acessado o retorno e, ao tentar voltar, foi baleado por pessoas ligadas ao tráfico de drogas.
A Vila do João - criada em 1982 - conta atualmente com cerca de 15 mil habitantes, sendo mais de 40% crianças e adolescentes. A comunidade ainda não está pacificada pelas forças de segurança do estado. De acordo a Ação Comunitária do Brasil, seção Rio, a região possui apenas uma escola pública de ensino fundamental, um posto de saúde e uma pequena quadra esportiva. As crianças matriculadas na escola pública pouco frequentam as salas de aula.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora