Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Ensaio para 2010

Em resposta a uma pergunta estimulada do Ibope com nove possíveis candidatos para a eleição presidencial de 2010, 32% dos entrevistados escolheram José Serra, do PSDB. Em segundo lugar, empatados, ficaram o também tucano Aécio Neves (13%), Ciro Gomes, do PSB (12%), e Heloísa Helena, do PSol (12%), que disputou o cargo em 2006. Dos três petistas incluídos na lista, Marta Suplicy registrou o melhor resultado (5%); Dilma Rousseff e Tarso Genro ficaram com 2% cada. Tanto Nelson Jobim, do PMDB, quanto César Maia, do DEM, obtiveram 1%. O instituto ouviu 1.400 pessoas por telefone, em âmbito nacional, nos dias 8 e 9 deste mês.

***

Por partes 1 – O melhor desempenho de Serra se deu entre entrevistados que cursaram até o antigo ginásio (35%) ou só até a quarta série do ensino fundamental (34%). O pior (23%), entre os de maior grau de instrução.

Por partes 2 – Com Aécio se deu o oposto. Ele foi melhor entre os eleitores com ensino superior (20%) e pior entre os que fizeram só o antigo primário (10%). A opção por Ciro é homogênea nas diversas faixas de escolaridade.

Amigo oculto – Para não desagradar a Lula, Sérgio Cabral continuará "namorando escondido" com César Maia. Na contramão das aparências, o governador está cem por cento dentro da parceria PMDB-DEM para a sucessão do prefeito do Rio em 2008.

Livre pensar – Petistas palacianos tiveram uma idéia para convencer o ramo paulistano do partido a aceitar o ministro Fernando Haddad (Educação) como candidato a prefeito: oferecer em troca a possibilidade de transferência de Marta Suplicy (Turismo) para a pasta de Haddad.

Tô podendo – O calvário de Milton Zuanazzi parece ter chegado ao fim. Todo animado, o presidente da Anac resumiu sua situação em uma conversa reservada na semana passada: "É mais fácil ele cair do que eu". "Ele", no caso, é o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que fez um arrastão na diretoria da agência.

Fatura 1 – Almeida Lima, o dedicado relator que pediu o arquivamento do processo contra Renan, obteve deste a garantia de que terá o controle do PMDB em Sergipe. Falta combinar com o presidente da sigla, Michel Temer, aliado do atual grupo dirigente do Estado, com o qual Almeida Lima não se bica.

Fatura 2 – Já Adelmir Santana (DEM-DF), voto que a própria oposição computa entre os favoráveis a Renan, espera emplacar um indicado seu na direção do Sesc. Os apelos para que ficasse com o presidente do Senado partiram do governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, que ligou também para senadores "demos" de outros estados.

Sempre cabe... – De nada adiantaram os apelos da direção nacional do DEM: o senador César Borges está prestes a se acertar com o PR. Espera apenas o "sim" à exigência de presidir o partido na Bahia. Para tanto, o PR tenta defenestrar o também ex-carlista José Carlos Araújo, que comanda a seção estadual.

... mais um – Clodovil Hernandes (SP), que já anunciara a intenção de deixar o nanico PTC, é outro que deve rumar para o PR. O partido, que marcou a filiação para o próximo dia 25, estima que o deputado terá no mínimo 200 mil votos para se reeleger, sem necessidade de fazer campanha.

Digital – O grande articulador da efetivação, pelo Ministério Público de SP, do promotor Thales Schoedl, réu confesso do assassinato de Diego Mendes Modanez, foi Pedro Franco de Campos, o ex-secretário da Segurança em cuja gestão se deu o massacre do Carandiru.

TIROTEIO

* Do deputado CHICO ALENCAR (PSol-RJ) sobre o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), segundo quem quebra de decoro é "tirar a roupa e entrar nu" no plenário; já crime contra a ordem tributária, tudo bem:

– Ver desnudas as movimentações financeiras de certos políticos é ainda mais horripilante do que ter de encarar Suas Excelências sem roupa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.