Curitiba avança 0,1 nos anos iniciais do ensino fundamental e fica com 2º lugar entre capitais
A Secretaria Municipal de Educação de Curitiba comemorou os resultados do Ideb 2013. Curitiba subiu um décimo em relação aos dados de 2011 e manteve a segunda posição no ranking das capitais, no que diz respeito aos anos iniciais do ensino fundamental, perdendo apenas para Florianópolis.
A rede partiu de 5,8 na edição anterior para 5,9, superando em dois décimos a projeção do Ministério da Educação para Curitiba, que era de 5,7. "Isso mostra que as ações pedagógicas que nós viemos aplicando tem dado resultado. Estamos conseguindo superar nossos limites", diz a diretora de ensino fundamental da secretaria, Letícia Mara de Meira. Ela explica que depois de atingidos os primeiros avanços, manter o crescimento se torna uma tarefa cada vez mais difícil. Ela exemplifica lembrando que, em 2011, Curitiba estava empatada com as redes de Palmas (TO) e Campo Grande (MS), mas dessas somente a capital paranaense conseguiu progredir. (JDL)
A qualidade do ensino médio público caiu em 16 estados brasileiros, incluindo o Paraná, e o desempenho nacional ficou abaixo da meta estipulada pelo governo federal, segundo a principal avaliação educacional do país. As constatações estão presentes no Ideb, indicador federal que, a cada dois anos, avalia o desempenho dos alunos em provas de Português e Matemática diante de taxas de aprovação.
A nota do país na rede pública, que concentra 85% das matrículas, permaneceu em 3,4. A meta para este ano era de 3,6. A nota varia de zero a dez e 6 é o nível considerado de países desenvolvidos, segundo o governo federal. Nesse contexto nove estados conseguiram melhor desempenho no Ideb 2013, em comparação com a última edição do índice, de 2011.
Entre os estados que melhoraram, estão Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Espírito Santo, Distrito Federal, Piauí e Paraíba. Dois estados ficaram estagnados - Acre e Alagoas (3,3 e 2,6 pontos, respectivamente).
O ensino médio do Paraná caiu cinco posições no ranking. O estado havia alcançado nota 3,7, em 2011, e desta vez chegou a apenas 3,4.
Goiás tem a rede com maior nota: 3,8 pontos, com melhora de 0,2 pontos em relação à edição anterior. São Paulo aparece em segundo lugar, com 3,7 pontos, mas houve piora em relação a 2011 - quando a nota foi de 3,9. Além da rede paulista, pioraram Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará, Roraima, Tocantins, Amazonas, Amapá, Maranhão, Sergipe, Bahia, Pará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.
Rede particular
Na rede privada, a nota caiu de 5,7 para 5,4. Mas, diferentemente do sistema público, as escolas particulares participam apenas dentro de uma amostra.O ensino médio é visto por educadores como a etapa mais problemática de todo o sistema educacional.
Essa etapa é, primordialmente, responsabilidade dos estados. A União, porém, tem o papel de induzir e sustentar políticas para a melhoria. Há dois anos, quando os dados de 2011 foram apresentados, o governo federal prometeu reformular o currículo, diminuindo o número de disciplinas. A mudança ainda não foi implementada.
Na tarde desta sexta-feira (5) o ministro da Educação, Henrique Paim, deve anunciar os resultados completos do Ideb 2013, incluindo as notas do ensino fundamental.
Mais informações em breve.
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