O alaranjado que pintou o céu de Curitiba no entardecer de quarta-feira (30) deixou enlouquecidos fotógrafos amadores e profissionais. Nas redes sociais, houve uma overdose de imagens com a hashtag #nofilter, expressão em inglês que significa “sem filtro”, já que estes, muitas vezes, são usados para reforçar artificialmente as cores. Mesmo quem não sacou o celular contemplou a paisagem e comentou.
Ainda dá tempo! Mande sua foto do céu alaranjado para a galeria do leitor
Chuva deve predominar em todo o Paraná até pelo menos o sábado (3)
Leia a matéria completaA Gazeta do Povo, por meio do Facebook, da galeria do leitor no site e do Instagram com a hashtag #japragazeta recebeu centenas de fotos do entardecer de quarta-feira. Mas, por que o céu ficou alaranjado? A resposta não vem de nenhum fenômeno meteorológico. É a Física e os princípios de comprimento de onda e de refração da luz que explicam as cores no céu. Teoricamente, todo pôr do sol, sem nuvens, tem tons de laranja e vermelho.
Ao meio-dia, com o sol a pino, a luz vertical deixa o céu azul (se não estiver nublado). À medida que o sol vai mudando de posição e os raios precisam percorrer um caminho muito maior, o espectro visível da luz vai mudando. Fernando Mendonça Mendes, meteorologista do Simepar, comenta que no entardecer, há uma predisposição maior para ver os tons de vermelho. Contudo, ele afirma que não há uma explicação única para a cor atipicamente forte e marcante de quarta-feira. A composição da atmosfera, com partículas de poeira, gases e moléculas de água devem ter influenciado. Havia chovido instantes antes, e o ar estava úmido. Ou seja, alguma combinação de fatores brindou os curitibanos com a imagem deslumbrante. Sendo assim, não dá para prever quando vai acontecer novamente. Resta aproveitar as imagens que registraram o momento.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião