A Associação dos Professores do Paraná, mais conhecida como APP- Sindicato, foi criada em 1947, época da redemocratização e de expansão do ensino público. Fundada por professores do Colégio Estadual e do Instituto de Educação do Paraná, em Curitiba, ela começou a funcionar em 26 de abril. A primeira ação coordenada pela entidade aconteceu em fevereiro de 1963. Chamada de operação tartaruga, a manifestação terminou com a conquista de gratificação para professoras primárias sem habilitação e regentes (20%) e para normalistas (25%).
Hoje, a entidade figura como o maior sindicato do estado e o quarto maior do país, com 56 mil filiados, entre professores e funcionários da rede pública e estadual de ensino, o que lhe garante uma representatividade de 75% da categoria, formada por 74,6 mil trabalhadores.
O número de eleitores da APP-Sindicato equivale à quantidade de eleitores de uma cidade de médio porte do Paraná, como Campo Mourão, que possui pouco mais de 56,6 mil pessoas aptas a votar. O sindicato forma o 21.º colégio eleitoral do estado, ou seja, apenas 20 cidades do Paraná têm número de eleitores superior a 56 mil. (AA)
José Lemos
Atual presidente da APP-Sindicato, está no magistério há 25 anos e é especialista em Metodologia do Ensino. Integra o Conselho Estadual do Fundef e coordena o Fórum dos Servidores Públicos do Paraná. Em Capitão Leônidas Marques, região de Cascavel, foi presidente da Associação dos Professores Municipais.
Maria Helena
Com 23 anos de magistério e pós-graduada em Educação Religiosa, participou da criação do Comitê de Gênero do Ministério de Minas e Energia. Foi dirigente da CUT no Paraná e secretária da APP-Sindicato de 1997 a 2000, quando assumiu a presidência do núcleo sindical de Curitiba e região metropolitana.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião