A reitora em exercício da UFPR, Maria Tarcisa Silva Bega, recebeu ontem uma carta conjunta assinada por 16 entidades representando estudantes, trabalhadores, movimentos sociais e comunitários, pedindo que o Conselho Universitário confirme o resultado da consulta que reelegeu o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior. "A decisão da comunidade acadêmica deve ser respeitada", diz o documento assinado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Paranaense dos Estudantes (UPE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e sua correspondente local, a Upes, mais a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Paraná e movimentos negro e sociais, entre outros.
"Alguns grupos oportunistas ameaçam este processo democrático, historicamente conquistado pela comunidade acadêmica, quando intimidam a Comissão Eleitoral", prossegue a carta. "Essa intimidação forçou a Comissão Paritária de Consulta a não homologar a decisão da comunidade acadêmica, desacreditando o processo democrático e legítimo ocorrido na UFPR."
E finaliza: "A consulta para a escolha do reitor é uma conquista democrática da sociedade. Para respeitá-la, defendemos que o Conselho Universitário homologue a decisão da maioria da comunidade acadêmica". O ex-reitor Carlos Alberto Faraco também enviou carta em que defende a manutenção do resultado da consulta. (LP)
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião