Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
36ª edição

Entre movimentos e modismos, começa a São Paulo Fashion Week

Modelos apresentam coleção da Uma por Raquel Davidowicz | REUTERS/Nacho Doce
Modelos apresentam coleção da Uma por Raquel Davidowicz (Foto: REUTERS/Nacho Doce)
Modelo apresenta look da Uma por Raquel Davidowicz na SPFW |

1 de 7

Modelo apresenta look da Uma por Raquel Davidowicz na SPFW

Momento do desfile da Uma no primeiro dia da São Paulo Fashion Week |

2 de 7

Momento do desfile da Uma no primeiro dia da São Paulo Fashion Week

A Animale abriu o primeiro dia da São Paulo Fashion Week |

3 de 7

A Animale abriu o primeiro dia da São Paulo Fashion Week

Look da Uma |

4 de 7

Look da Uma

Animale |

5 de 7

Animale

Look da Animale |

6 de 7

Look da Animale

Desfile da Uma |

7 de 7

Desfile da Uma

Deslocar é preciso. Pelo menos esse é o mantra da 36ª edição da São Paulo Fashion Week, a mais importante semana de moda da América Latina, que começou nesta segunda-feira (28) e vai até a próxima sexta, em São Paulo. Deslocou-se da Bienal, no Parque Ibirapuera, para o Parque Villa Lobos, bancou a alteração do calendário – que adiantou cerca de três meses as temporadas de desfiles – e tratou de levar a moda para o metrô em uma performance no domingo passado para começar os trabalhos. Tudo com o objetivo de mostrar a moda para públicos não iniciados e se apropriar do que é das ruas para fazer roupa de sonho.

A ideia é fazer todo mundo andar. Atrás da moda. Ou melhor, junto dela. No line-up oficial, indícios de passarelas em outras paradas. Além das montadas na tenda no parque da cidade, uma da Ellus no Teatro Municipal e outra no Museu de Arte Brasileira da Faap. Fause Haten cria uma verdadeira oficina fashion no espaço, chamada de A Fábrica do Dr. F, para mostrar os bastidores da moda. É o fashion ocupando a cidade. Vontade sempre recorrente de Paulo Borges, criador e diretor da SPFW.

Entre idas e vindas, o retorno esperado de Gisele Bündchen, que desfila para a Colcci, e das tops Candice Swanepoel, na Forum, e Karlie Kloss, que abriu o desfile da Animale. Outros filhos que a casa tornam são os estilistas Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho e Pedro Lourenço. Há também estreias, como de Patricia Motta, da Pat’s Pat’s de Andrea Vieira e Lilica Ripilica, a primeira marca infantil a fazer parte do line-up do evento. E o inverno?

A primeira a trazer suas apostas para o inverno 2014 foi a Animale, que andou até a Grã-Bretanha para fazer uma coleção sofisticada e sensual na dose certa. Recorreu aos celtas e às tradições, brincou com os materiais, desmembrou kilts e agasalhos convencionais e criou janelas transparentes em vestidos-pulls de lã. Tufi Duek, por sua vez, foi para a África e apresentou uma coleção de muitas referências étnicas na estamparia e nas tramas dos tecidos.

Ainda na tônica dos movimentos, a Uma por Raquel Davidowicz trouxe 26 bailarinos para a passarela, no lugar dos modelos, para executar uma coreografia especial e exclusiva criada pela São Paulo Companhia de Dança e para apresentar a coleção urbana e minimalista da marca. O primeiro dia de desfiles teve ainda os desfiles de Tufi Duek e Osklen. Para a terça-feira (29) estão programadas as apresentações de Alexandre Herchcovitch (feminino), Acquastudio, Fernanda Yamamoto, Vitorino Campos e Juliana Jabour.

*A jornalista viajou a convite do evento.

Veja fotos do primeiro dia da SPFW

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.