Meio caminho para uma boa redação é prestar toda atenção no enunciado. Perceber exatamente o que deve ser feito antes de começar a escrever é fundamental. Depois, basta seguir as técnicas para cada tipo de texto (opinativo, narrativo, informativo, etc.) e não "inventar" vocabulário. É muito melhor escrever de forma simples, usando palavras conhecidas. Prefira períodos curtos, com linguagem direta. É mais fácil.
Ao concluir o rascunho, alguns cuidados são necessários. Volte a conferir o enunciado e veja se cumpriu todas as determinações. Confira se obedeceu às características de cada tipo de texto. Se o texto for dissertativo, verifique se você realmente apresentou o tema proposto e se posicionou sobre ele, argumentando depois. Se você tiver que interpretar um gráfico, preste mais atenção ainda ao enunciado, que às vezes pede apenas a transformação em texto informativo, mas não raras vezes solicita também uma opinião sobre o assunto em questão.
Depois, antes de passar a limpo, veja ainda se o enunciado pede título. Confira detalhadamente a acentuação e cheque a pontuação. Tudo isso deve ser feito com calma. Mas fique tranqüilo que a operação toda é mais rápida que a descrição apresentada aqui. E, então, passe a limpo.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora