Brasileiro tem saúde menino, aos 71 anos
Quando perguntado se algum dia já ficou doente, o agricultor Brasileiro Mariano Machado, de 71 anos, coça a têmpora com o dedo calejado pela lida na roça e puxa pela memória para responder. "Doente assim de doença eu nunca fiquei, mas já tive que operar o joelho", diz levantando a calça e mostrando a cicatriz de um palmo de comprimento. "Só dói quando vai mudar o tempo. É bom porque daí eu sei quando vai chover."
Rotina saudável faz a diferença
Para encurtar distâncias no campo, nada de carros. Os idosos andam principalmente a pé, de bicicleta ou a cavalo, cortando caminho pela lavoura. Com isso, exercem atividades físicas que não são comuns aos velhos que vivem nas cidades. Como se come basicamente o que se planta no terreno, a alimentação é livre de agrotóxicos. Os produtos industrializados e com conservantes passam longe da mesa do morador do campo.
Ponta Grossa - Despertar com o canto do galo, comer os produtos frescos da horta e fazer longas horas de caminhada pela lavoura são atividades rotineiras no meio rural. O estilo de vida natural, longe das buzinas dos carros, do ar poluído dos grandes centros e do estresse da cidade grande, é apontado como uma das causas do envelhecimento saudável no campo.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mediu a incapacidade funcional dos idosos das capitais brasileiras em 2003 por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Os idosos reportaram o grau de dificuldade para caminhar, sem a ajuda de ninguém, por 100 metros, o equivalente a um quarteirão. Quanto mais dificuldade, maior era o grau de incapacidade funcional.
As pessoas com mais de 60 anos que viviam nas capitais das regiões Norte e Centro-Oeste do país apresentaram uma melhor condição de capacidade funcional. Os idosos de Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Palmas (TO) estavam entre os primeiros da lista das capitais brasileiras. A socióloga e pesquisadora do IBGE, Maria Isabel Parahyba, diz que essas capitais estão em regiões menos urbanizadas e são fortemente ligadas à agricultura.
Maria Isabel, que é autora do capítulo "Saúde do Idoso" no estudo "Indicadores Demográficos e de Saúde", divulgado mês passado, comenta que os dados mostram uma tendência de melhores condições de saúde do idoso que vive no campo. "Esse indicador nos traz a seguinte informação: se o idoso é capaz de caminhar sozinho 100 metros é porque ele tem mais saúde e condições de se virar sozinho, enfim, ter mais qualidade de vida", comenta. A socióloga lembra que ainda é preciso pesquisar o tema mais a fundo para chegar a dados mais fiéis à realidade do brasileiro do meio rural.
Esquecidos
O Brasil tem 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos e 16%, ou seja, 3,4 milhões vivem no meio rural. No Paraná, dos 1,1 milhão de idosos, 180 mil estão no campo. Uma população um tanto quanto esquecida, porque a maioria dos programas voltados à terceira idade é feita nas cidades.
Parte dos idosos que vive na zona rural no Paraná é atendida por uma secretaria especial da terceira idade na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep). O secretário-geral da Federação, Aristeu Elias Ribeiro, lembra que são promovidos passeios e é dada assistência jurídica aos idosos que tentam se aposentar. Ribeiro não sabe o total de atendimentos, mas diz que a atuação é bem abrangente porque a Fetaep tem dez núcleos no estado.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora