Um ataque de abelhas assustou moradores do bairro Belo Rincão, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Na tarde do último domingo (16), o exame deixou duas pessoas feridas, que foram levadas ao hospital para serem medicadas. Atualmente elas passam bem. Dois cães da vizinhança, no entanto, faleceram por conta dos ferimentos, segundo o Corpo de Bombeiros.
Um morador da região entrou em contato com o Corpo de Bombeiros no começo da tarde de domingo para pedir ajuda devido ao risco de enxame. A tenente dos Bombeiros Tamires Pereira informou que, como não havia uma colmeia estabelecida, não foi possível fazer a retirada do enxame da casa do morador, pois o Corpo de Bombeiros não tem material específico para este tipo de procedimento. "Quando a colmeia está formada, nós colocamos fogo nela para espantar as abelhas, sabemos que não é uma atitude ecologicamente correta", explicou a tenente.
Os bombeiros orientaram os moradores a isolar a residência, afastar as pessoas da localidade e contratar um apicultor para cuidar do caso. O Corpo de Bombeiros orienta também que a vizinhança deve manter as residências com portas e janelas fechadas e cuidar dos animais domésticos, para que não sejam feridos.
Causas
Para a tenente Tamires Pereira, o clima quente dos últimos dias fez com que os insetos fossem a procura de um local para se alojar. "Como não chegamos ainda na primavera, as abelhas não encontraram árvores floridas para se fixar e acabaram se instalando nas residências", explicou a oficial.