Uma epidemia de dengue no Paraguai está preocupando as autoridades brasileiras. Em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, a situação está controlada, mas como muitos paraguaios atravessam a fronteira para buscar atendimento o setor de Saúde está em alerta.
Nos hospitais o movimento cresce a cada dia. O Paraguai já registra 20 mil casos de dengue desde o começo do ano, só a do tipo hemorrágica matou três pessoas. Nos 20 municípios da região de fronteira com o Brasil, a doença foi confirmada em 1700 pacientes. Segundo as autoridades de saúde, o Paraguai enfrenta uma epidemia.
O aumento de casos de dengue levou o Paraguai a decretar estado de emergência. A preocupação também é grande com uma nova forma da doença, mais perigosa que a hemorrágica e que já causou a morte de 12 pessoas.
O combate ao mosquito transmissor se intensificou. Cerca de 60 agentes foram contratados e equipes se revezam na aplicação de inseticidas. Mas faltam equipamentos.
A coordenadora do serviço epidemiológico de Foz do Iguaçu, Mara Cristina Vieira, afirmou ao telejornal Paraná TV que já foram registrados casos de "importação" de dengue trazida por paraguaios.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora