Um efetivo extra de 100 policiais militares estará nas ruas de Curitiba e região metropolitana para dar mais segurança a trabalhadores e pessoas idosas que vão a agências bancárias e casas lotéricas para receber o pagamento ou pagar contas. A Operação de Proteção aos Trabalhadores, lançada ontem pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), deve ocorrer sempre nos primeiros e últimos cinco dias de cada mês.

CARREGANDO :)

Durante o horário comercial e, principalmente, de funcionamento dos bancos, policiais são deslocados de funções administrativas para percorrer em rondas, a pé ou de carro, regiões próximas a praças, terminais de ônibus e eixos comerciais. No primeiro dia de ação, as equipes da Polícia Militar estiveram centradas no Terminal Guadalupe, Praça Tiradentes e Praça Rui Barbosa, na região central de Curitiba.

De acordo com levantamento da PM, é durante esse período de dez dias que a maioria das empresas realiza o pagamento de seus funcionários. Para minimizar a prática do seqüestro-relâmpago, a operação ainda conta com o apoio de policiais do Batalhão de Trânsito, que passará a realizar blitze de veículos com mais freqüência em vias rápidas e ruas de acesso a municípios da região metropolitana.

Publicidade

O policiamento a pé tem como principal objetivo inibir a ação dos bandidos, além de orientar pedestres de como não serem alvos de assaltos. Entre as dicas estão cuidados a serem tomados ao realizar saques bancários e quais procedimentos devem ser tomados antes que uma pessoa saia às compras.