Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desabamento

Equipes retomam hoje demolição da Renascer com guindaste maior

Os trabalhos de demolição do prédio da sede da Renascer, no Cambuci, no centro de São Paulo, onde o teto desabou totalmente no último domingo, serão retomados hoje. O serviço começou por volta das 16 horas de ontem, mas precisou ser interrompido porque o "braço" do guindaste utilizado não tinha tamanho suficiente para chegar ao local desejado. A demolição será feita manualmente, de forma minuciosa.

O equipamento usado ontem estava com 60 metros de extensão. Após readequação, o equipamento deverá ganhar mais dez metros para a realização dos trabalhos. A demolição não tem data para terminar. Os serviços devem ser feitos de segunda a sábado, das 7 às 17 horas. A ideia é que os trabalhos sejam feitos com luz natural.

Equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e do Instituto de Criminalística (IC) acompanharão os trabalhos e farão a perícia. Somente após a retirada dos escombros é que as casas vizinhas, interditadas desde o acidente, serão liberadas aos moradores. Ainda não está confirmado se a demolição será total ou parcial. A prioridade deve ser retirar a parede lateral, que tem risco de desabamento.

Reconstrução

Segundo o perito do IC José Manuel Dias, as chamadas tesouras (estrutura triangular que sustenta as telhas) devem ser reconstruídas no estacionamento ao lado da igreja. O telhado será remontado para que a perícia descubra se ele sustentava ou não mais peso do que o previsto no projeto original. O Contru (órgão da prefeitura paulistana responsável pela fiscalização da segurança dos imóveis) afirmou ter encontrado equipamentos de ar-condicionado e de som instalados irregularmente no teto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.