A cratera fechada anteontem na estrada rural que liga Colombo à Bocaiúva do Sul, na localidade de Campininha do Capivari, reapareceu. Segundo moradores da região, o buraco tem agora um metro de comprimento, por um de largura e um de profundidade.
A prefeitura de Bocaiúva do Sul fechou a estrada e despejou 20 caminhões de terra anteontem, depois que um homem alcoolizado caiu no buraco e quase morreu afogado. O solo, porém, continuou a trabalhar.
A divulgação do laudo técnico que irá apontar as causas, inicialmente prevista para hoje, deve ocorrer só na sexta-feira. Isso porque a Mineropar resolveu consultar técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os técnicos dos três órgãos têm um encontro, hoje à tarde, com o prefeito de Bocaiúva do Sul, Ademir Costacurta.
Segundo a Sanepar, o poço na localidade de Campininha do Capivari está sendo monitorado em tempo real. Os primeiros estudos apontam que a qualidade da água e a vazão não apresentaram alterações com o surgimento do buraco. Esses seriam os primeiros indícios de correlação entre a extração da água e a existência da dolina (buraco aberto na estrada). (JNB)