Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carnaval

Escandalosas invadem Avenida do Samba em Antonina

De enfermeiras a coelhinhas da Playboy, de líderes de torcida a blogueira fitness, era possível encontrar quase todos os tipos de mulheres escandalosas na Avenida do Samba | Albari Rosa / Gazeta do Povo
De enfermeiras a coelhinhas da Playboy, de líderes de torcida a blogueira fitness, era possível encontrar quase todos os tipos de mulheres escandalosas na Avenida do Samba (Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo)
 |

1 de 5

 |

2 de 5

 |

3 de 5

 |

4 de 5

 |

5 de 5

Quem se lembra daquela figura típica dos carnavais, que de dia é Maria e de noite é João? Pois na noite de segunda-feira (16) foi a vez dos Joões virarem Marias e invadirem a Avenida do Samba, em Antonina, purpurinados da cabeça aos pés. Trata-se do Baile das Escandalosas, evento carnavalesco tão tradicional quanto o desfile das Escolas de Samba e dos Blocos Folclóricos, mas muito mais irreverente.

De enfermeiras a coelhinhas da Playboy, de líderes de torcida a blogueira fitness, era possível encontrar quase todos os tipos de mulheres escandalosas na Avenida do Samba. Nessa edição, cerca de sete mil pessoas estiveram em Antonina para brincar o carnaval, entre elas centenas de homens usando minissaias, vestidos e sutiãs. No Concurso das Escandalosas competiram cerca de 60 concorrentes, com direito a superproduções, como o grupo de cerca de 50 enfermeiras que se apresentou em duas pequenas ambulâncias.

No meio de tanta produção, destacava-se a famosa Noiva escandalosa. Há dez anos, buquê de rosas em mãos e coroa enfeitando a cabeleira loura, Odorico Marquezine, 46 anos, vem "procurar marido" em Antonina, trajando um vestido de noiva vintage. Dessa vez, veio acompanhado de duas madrinhas. Mas noivo que é bom, nada.

Marquezine é conhecido de longa data dos antoninenses. De Curitiba, ele vem brincar o carnaval em Antonina há cerca de 30 anos, sempre vestido de mulher. Decidiu tentar casar quando se deparou, por acaso, com o vestido dando sopa em um bazar de caridade. A maquiagem e o cabelo ficam sob responsabilidade de uma afilhada; a esposa, Jaqueline, faz as vezes de "mãe da noiva", enquanto a própria aguarda, ansiosa, o resultado do Concurso das Escandalosas.

Já as "madrinhas", estreantes na farra, Jhonny Guedes, 31, e Gleisson Martins da Silva, 26, não estavam absolutamente seguros sobre a experiência. De vestidos justos, emprestados de Jaqueline, Joana e Mama Bruschetta, respectivamente, ajeitavam-se continuamente. "O vestido é curto, faz frio entre as pernas. O Odorico conseguiu nos convencer esse ano. É meio estranho, mas é legal", explicou Jhonny.

Mais experiente, Marco Antonio Mesquita, 38 anos, também de Curitiba, saracoteava de um lado para o outro enquanto ensaiava a coreografia que pretendia desfilar no concurso. Fantasiado de Lady Gaga, caprichou em uma produção cheia de detalhes: maquiagem carregada, lábios purpurinados de preto, unhas pintadas e uma longa peruca de fios louros – até o característico laço de cabelo usado pela cantora americana estava lá. Mesquita participa das Escandalosas há cinco anos e conta com a ajuda da esposa, Michele, para elaborar as fantasias; em anos anteriores, veio de empreguete e havaiana.

Ao ser questionado sobre qual era sua fantasia, Maurício Daniachi, 25, não titubeou: "Ah, eu vim de fitness", respondeu, enquanto realizava um agachamento em plena Avenida do Samba para reforçar a proposta do look. Ele vestia um justíssimo macacão cinza de academia furtado da mãe. "Mas minha maquiagem já era por causa da chuva", apressou-se a justificar. E qual é a graça de se vestir de mulher e vir pular carnaval? Ao que parece, o clima de comunhão. "O carnaval em Antonina é o melhor que tem. Olha isso aqui, todo mundo feliz, se divertindo junto."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.