A cidade de Antonina, no Litoral do Paraná já vive a expectativa para o concurso das “Escandalosas” na noite desta segunda-feira (27). O evento, onde ocorre a “avaliação” das fantasias de homens vestidos de mulheres, é a principal atração do carnaval na cidade. Neste ano, antes do concurso, que começa às 21 horas, acontecerá a primeira edição da Corrida Rústica das Escandalosas de Antonina, marcado para as 18h30.
A novidade vai colocar as “beldades” para correr por um trecho de 700 metros para ver quem é a mais rápida da festa antoninense. De acordo com o secretário de Turismo e Cultura do município, Eduardo Nascimento, a ideia é fazer algo simples para embalar o concurso que se inicia logo na sequência.
FOTOS: veja como foi a disputa em 2016
No meio da tarde desta segunda, a cidade já estava cheia de turistas, concentrados especialmente na área do trapiche. A expectativa é de um bom público nesta noite de folia.
“A corrida foi ideia de um grupo da cidade que já trabalha com corridas”, conta Nascimento. “Eles apresentaram para a gente a proposta e incorporamos ao carnaval. E esperamos que seja um sucesso”. A disputa tem início às 18h30, um horário que ainda levanta preocupação para os organizadores do carnaval. Segundo o secretário, as escandalosas gostam de se produzir mais tarde, então pode ser que não tenhamos um grande número de participantes nessa primeira edição. “Mas estamos ainda em fase de testes. Se precisar, mudamos no ano que vem”.
Outro temor é a possibilidade de acidentes. As ruas de Antonina são de paralelepípedo, ou seja, um terreno nada regular, principalmente para quem planeja correr de salto alto. Porém, Nascimento destaca que não há nenhuma regra na competição que diga que os foliões precisam usar o calçado. Além disso, equipes de apoio estarão a postos para qualquer eventualidade. “O problema é que o pessoal já vem embalado para o carnaval”, brinca.
Em 2016, o Concurso das Escandalosas teve mais de 80 inscritos e foi acompanhado por cerca de 20 mil foliões.
“O melhor dia”
O “dia das escandalosas”, como é conhecida a segunda-feira de carnaval em Antonina, é o mais aguardado por moradores e turistas. Enquanto o final de semana é dedicado aos blocos e escolas de samba, é nesta data que o povo literalmente invade as ruas com uma fantasia mais criativa do que a outra. Não por acaso, o movimento no município foi intenso ao longo de todo o dia.
De acordo com Nascimento, a previsão é que mais de 12 mil pessoas vão até a avenida principal da cidade se divertir nesta noite. E o segredo, segundo ele, é a “desorganização”. Como não há regras que ditem o modo de se vestir, o pessoal se veste como quer e só se importam em brincar com os amigos. “E se chover, ainda melhor. Para o folião, isso não importa. Ou é hoje ou só no ano que vem”, conclui ele.
Drex: o que é o “real digital” e por que a direita está em campanha contra ele
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Enquete: qual é a sua opinião sobre o fim da jornada 6×1?
Com apoio de estatais, festival organizado por Janja será pago com dinheiro público; acompanhe o Entrelinhas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião