A Secretaria de Educação de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, determinou o adiamento do início do ano letivo na Escola Municipal Henrich de Souza. As aulas de 800 alunos matriculados nesta unidade só começam na próxima segunda-feira (14). O motivo para a mudança é a ocupação do ginásio de esportes da escola, onde estão cerca de 20 famílias que, em dezembro, foram retiradas de uma área de ocupação no bairro Guarituba.
De acordo com a secretaria municipal de educação, Loireci Dalmolin de Oliveira, a decisão foi tomada porque os conteúdos da disciplina de Educação Física ficariam prejudicados, por não haver local para ministrá-los, e pela possibilidade de compartilhamento dos banheiros entre as famílias e os alunos. "Nós estamos esperando a reintegração de posse porque não é possível iniciar as aulas se as famílias que estão lá lavam roupas e tomam banho no banheiro que seria utilizado pelos alunos. Se a ação de reintegração acontecer durante as aulas, a questão de segurança dos alunos também ficaria prejudicada", explica.
Loireci adianta que os quatro dias de aulas que os alunos não terão nesta semana serão repostos durante o ano. Segundo a secretaria, assim que for publicada a decisão da Justiça sobre a ação proposta pela prefeitura para reaver o local, será feita uma força tarefa de limpeza na escola para o recomeço das atividades.
Ação
Em 20 de janeiro, a prefeitura ingressou ação judicial para reintegração de posse do local, depois de notificar as famílias sobre a necessidade da saída de forma extrajudicial. Estas famílias estavam em uma área de preservação ambiental que foi ocupada de forma irregular e como não tinha para onde ir. O espaço foi cedido pela prefeitura de forma temporária, de acordo com o secretário de Meio Ambiente de Piraquara, Gilmar Clavisso.
Desocupação
O trabalho de desocupação na área do Guarituba foi coordenado pela Polícia militar (PM) e, começou no dia 2 de dezembro de 2010. Cerca de mil policiais e 110 viaturas foram deslocados para o local. As autoridades cumpriram uma ordem de reintegração de posse determinada pela juíza Diocélia da Graça Mesquita Fávaro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora