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Escola cidadã

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)

Quando atitudes responsáveis são incentivadas pela escola e reconhecidas pela família, todo mundo sai ganhando. Prova disso foram os resultados das ações executadas em 2014 na Escola Municipal ­Augusto Staben, em Campina Grande do Sul, na ­Região Metropolitana de Curitiba.

Diferentes iniciativas relacionadas à solidariedade, igualdade, segurança, saúde e meio ambiente foram pensadas em campanhas organizadas na instituição e estendidas à comunidade. A capacidade revelada pelos educadores que conduziram as ações foi tamanha que a escola foi finalista na categoria Mobilização do Concurso Cultural Ler e Pensar 2014. Foram mais de 600 alunos do primeiro ao quinto anos envolvidos nos trabalhos. Entre todos esses trabalhos, dois chamam atenção por terem sido conduzidos por conceitos como reconhecimento e respeito à pessoa e ao meio ambiente.

Idosos valorizados

A percepção de que grande parte das crianças da escola é cuidada pelos avós enquanto os pais trabalham fez a equipe pedagógica valorizar ainda mais as relações de respeito e cuidado que já existiam entre eles. A diretora Simone Ferrarini explica que, para interagir e conhecer a realidade de outras pessoas idosas de maneira mais próxima, os alunos visitaram o Asilo São Vicente de Paula, em Curitiba. Depois disso, mobilizaram a escola em uma campanha para arrecadação de alimentos e fraldas geriátricas. Já com os próprios avós, organizaram atividades físicas e de alongamento, além de encontros para confraternização. “Também utilizamos reportagens do jornal para falar sobre acidentes domésticos com idosos”, conta Simone.

Tudo ocorreu em uma praça batizada de Vovô Tito. No espaço, os diferentes projetos relacionados à cidadania aconteciam. O local também disponibilizava edições diárias da Gazeta do Povo para o acesso de todos.

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