Planejar, executar, medir os resultados e trabalhar sobre o desvio em contrário. É essa filosofia que Marcos Antônio Magalhães emprega tanto nos negócios quanto na gestão escolar. Para Magalhães, que é presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, o desafio da educação pública é melhorar sua gestão. "Tudo começa com gestão. A má gestão gera falência da escola, que é quando o aluno não aprende."
Magalhães desenvolveu um modelo de gestão em um colégio público de Pernambuco que traz semelhanças com as escolas charter, referências principalmente nos Estados Unidos. Esse tipo de escola tem gestão compartilhada entre os setores público e privado. A maioria dessas instituições tem uma carga horária superior, sistemas constantes de avaliação e professores selecionados que recebem bonificação, além de uma gestão que se assemelha à das empresas.
No Brasil, a iniciativa começou com uma escola e foi expandida para outras intituições pelo país. Em Pernambuco, a ideia foi transformada em política pública, com a criação de uma rede de escolas em tempo integral, com bons resultados em programas de avaliação.
O início
Em 2000, Marcos Magalhães, então presidente da Philips para a América Latina, passou em frente do colégio estadual Ginásio Pernambucano, onde estudou, e encontrou a instituição interditada por deterioração do espaço. Resolveu agir e procurou empresários para ajudá-lo tanto na reforma do prédio, quanto posteriormente, para a reforma curricular.
Ficou decidido que o ensino médio da escola passaria a ser em tempo integral e voltado à educação para valores. Outras decisões impactaram diretamente no sistema de gestão, com definição de metas, plano de ação para atingi-las, medição de resultados e bonificação dos profissionais.
A iniciativa foi expandida para outras escolas e foram criados os Centros de Ensino em Tempo Integral (Procentro). O modelo foi analisado em um estudo do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, publicado em novembro de 2010. Ficou constatado que no Exame Nacional do Ensino Médio, de 2008, os estudantes do Procentro obtiveram notas acima da média para escolas públicas e particulares de Pernambuco.
O estudo destaca algumas características em comum nas escolas charter que alcançam melhores resultados. Entre elas estão o ensino médio em tempo integral, o acompanhamento constante das atividades docentes e a seleção cuidadosa de gestores.
Autonomia
Hoje, o programa do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação está presente em 65 escolas no Ceará, 24 no Piauí, 3 em Sergipe e 10 no Rio de Janeiro. Segundo Magalhães, a ideia é que, feita a transferência de tecnologia, as secretarias de educação dos estados se apropriem do programa e o transformem em política de Estado.
Em Pernambuco houve uma alteração da iniciativa em 2008, com a mudança de governo. A ideia passou a ser expandir o modelo para mais escolas públicas e criar uma rede de colégios em tempo integral. Paulo Dutra, secretário executivo de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, afirma que 173 escolas de ensino médio contam com ensino integral. "Temos previsão e meta de chegar a 2014 com 300 escolas nesse modelo para atender 90% do ensino médio do estado", diz.
Interatividade
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