Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Memória

Escola homenageia Doutor Francisco

Parentes, amigos e autoridades inauguram biblioteca em homenagem a Dr. Francisco: diretor-presidente da RPC morreu há um ano | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Parentes, amigos e autoridades inauguram biblioteca em homenagem a Dr. Francisco: diretor-presidente da RPC morreu há um ano (Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo)

A Escola Municipal Vila Zanon, no bairro Tatuquara, em Curitiba, inaugurou ontem, junto com a sua nova quadra poliesportiva, uma biblioteca batizada com o nome do jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, diretor-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Hoje sua morte completa um ano.

A decisão de dar o nome do jornalista à biblioteca surgiu durante uma reunião com os pais dos alunos há cerca de um ano. "Foi um dos pais que deu a sugestão, por conta de todos os projetos que temos em parceria com a Gazeta do Povo, entre eles o Ler e Pensar. Por ter sido próximo à data da morte dele, quisemos prestar esta homenagem", conta a diretora da escola, Rosana Faglioni Carrasco de Almeida.

Segundo a diretora, os alunos e funcionários da escola "respiraram o Dr. Francisco durante as últimas semanas". As crianças se empenharam nas pesquisas para saber mais não só sobre o trabalho do jornalista, mas também para descobrir o que ele gostava de fazer em casa, a quais programas de tevê gostava de assistir, as brincadeiras preferidas da infância, quais esportes praticava, para qual time de futebol torcia. A escola foi toda decorada com cartazes que traziam histórias, curiosidades e até uma simpática caricatura do homenageado. Um poema escrito por um membro da comunidade da Vila Zanon, o escritor Anderson Bordgnon de Oliveira, filho de uma funcionária da escola, emocionou a vice-presidente da RPC Ana Amélia Pereira Filizola, que prestigiou a inauguração. "Vi o meu pai aqui hoje. Vocês podem contar com o apoio da nossa família sempre. O espírito do meu pai continua vivo conosco", disse.

Também participaram do evento o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Lucia­­no Ducci, membros da Secretaria Municipal de Educação, deputados e vereadores.

A biblioteca

A diretora cedeu a sua própria sala para criar o espaço, que conta com um acervo de 2.566 livros. A maioria das obras é de literatura infanto-juvenil, já que grande parte dos 291 alunos tem entre 3 e 11 anos de idade. A escola também tem uma turma de educação para jovens e adultos (EJA). Com a entrada da Vila Zanon no Programa Comunidade Escola, a biblioteca pretende ampliar o número de livros para poder fazer empréstimos também a todos os membros da comunidade, que poderão participar de atividades na escola durante os fins de semana.

A biblioteca Francisco Cunha Pereira Filho é a 169.ª criada nas escolas da prefeitura de Curitiba. Segundo a gerente da Rede de Bibliotecas da Secretaria Muni­­ci­­pal de Educação, Margareth Fuchs, o objetivo é que todas as 190 instituições municipais tenham a sua própria biblioteca até 2012. "Essa escola já tem ótimos projetos de incentivo à leitura. Antes mesmo de a biblioteca existir, os livros ficavam espalhados pela escola para que as crianças pudessem ler durante o recreio e o intervalo das aulas", conta.

A Escola Municipal Vila Zanon foi criada há seis anos em caráter emergencial para atender às crianças da comunidade que precisavam ir de ônibus a outros bairros para poder estudar. De madeira, foi construída em cima do único campo de futebol da região.

Iniciativas

Outro projeto desenvolvido pela escola é voltado para o ensino das leis de trânsito. Com o uso de peças de lego, foram criadas maquetes de ruas e de veículos que conseguem demonstrar como as engrenagens dão movimento aos meios de transporte e a importância das leis e da sinalização. O projeto foi apresentado durante a Conferência Inter­­nacional das Cidades Inovadoras, que ocorreu na semana passada em Curitiba, e receberá um prêmio internacional no segundo semestre. "O vice-prefeito de Austin, no estado do Texas, ficou encantado com o projeto e vai levá-lo para os Estados Unidos", conta Rosana.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.