As escolas municipais de Cascavel, na região Oeste do Paraná, começaram a rematricular os alunos da primeira série do ensino fundamental. O colégio Franciso Vaz de Lima, no bairro Interlagos, está pedindo aos pais dos alunos, além dos documentos, cinco reais para realizar o procedimento.
A reportagem do ParanáTV desta quinta-feira (18) mostrou que alguns pais, que aguardavam na fila para fazer a rematrícula, não estavam entendendo a taxa. Lucineia Gimenez, mãe de um aluno, contou que recebeu um bilhete falando sobre a cobrança. "No bilhete estava escrito que a taxa era de cinco reais para a rematrícula. Agora eu não sei se é obrigatória ou não. Mas eu trouxe para garantir", disse Lucineia.
A diretora da escola, Cassilda Galla, afirmou que a cobrança foi definida em uma reunião entre pais, professores e servidores do colégio. O dinheiro arrecadado vai ajudar na compra de materiais para estudante. "Quem tem dinheiro paga e quem não tem volta outra vez para pagar. Se não pagar fica para o próximo ano ou para quando puder", disse a diretora.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica do município, Leonete Mazaro, as escolas públicas não podem cobrar nenhuma taxa para rematrícula dos alunos. Se quiserem, os pais podem fazer doações, explicou Leonete.