Um ano de atraso
As escolas municipais que deveriam ter recebido suas quadras cobertas no ano passado são a Jurandyr Baggio Meckell, Santa Ana Mestra, Paulo Rogério Esmanhoto, Sady Souza, Castro, Nivaldo Braga, Otto Bracarense, Poeta João Cabral de Melo Neto, Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, Prof. João Macedo Filho, Parolin, Ana Hella, Nynpha Maria da Rocha Peplow e Sônia Maria Coimbra Kenski.
Quase três quartos das escolas municipais que aguardam a entrega de quadras cobertas estão com as obras atrasadas. Das 34 instituições de ensino incluídas no plano de obras da Prefeitura Municipal de Curitiba, apenas nove (26,5%) estão dentro do cronograma, de acordo com os contratos de gestão do município. Atualmente, 140 das 181 escolas municipais da capital têm quadras cobertas.
Entre as escolas com as obras atrasadas, em 14 delas era previsto que as quadras cobertas fossem entregues ainda no ano passado. Sete escolas não têm quadras cobertas nem foram incluídas em planejamento para recebê-las.
Segundo a superintendente da Secretaria Municipal da Educação, Daniele dos Santos, o atraso na cobertura das quadras acontece em escolas com "problemáticas", em geral mais antigas e com quadras menores que o padrão.
A superintendente diz que a falta de espaço demanda projetos "bem específicos", que muitas vezes exigem processos de desapropriação de terrenos vizinhos para a realização das obras, em um longo trâmite de negociação. "Você vai fazer uma desapropriação e a pessoa entra com recurso. São prédios especialmente problemáticos. Basta ver que, em oito anos, fizemos mais de cem quadras cobertas sem dificuldade alguma", afirma.
De acordo com a superintendente, todas as quadras incluídas nos contratos de gestão devem ser entregues até 2013. "É um equipamento muito importante para a realização de atividades físicas em dias de chuva ou muito sol. A comunidade também pode usar o espaço em horários noturnos ou em fins de semana."
Ansiedade
A Escola Municipal Ana Heller, no bairro Vista Alegre, é uma das que deveria ter recebido a cobertura da quadra em 2011. Mas até agora as obras não começaram. A diretora Sandra Regina dos Santos diz que a demora na entrega causa ansiedade tanto nos alunos quanto no corpo docente da escola. "Eu cobro a prefeitura para mostrar que não esquecemos. Os alunos sofrem com a falta da quadra, e o planejamento das aulas fica comprometido", diz.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião