Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Escolas estaduais recebem computadores com internet

Desde ontem, 150 mil alunos da rede estadual de ensino podem se beneficiar com o uso de computadores e acesso à internet. O governador Roberto Requião e o secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, lançaram na reunião semanal do secretariado o programa Paraná Digital. O projeto visa contemplar os 2,1 mil colégios estaduais com laboratórios de informática com acesso à internet em banda larga.

De acordo com o secretário, foram instalados cerca de 4 mil quilômetros de fibra ótica e nos lugares mais distantes o acesso será feito via rádio. Os 36 mil computadores a serem utilizados funcionarão com sistema operacional Linux (software livre), o que permite economia de aproximadamente R$ 88 milhões. O investimento é de R$ 218 milhões, com parte de recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), governo e Copel (para dobrar a rede estadual de fibra ótica).

Três escolas – Júlia Wanderley, Lysímaco Ferreira da Costa e Inez Vicente Borocz, todas de Curitiba – estrearam os laboratórios em videoconferência durante a reunião. Os laboratórios foram instalados ontem em 301 colégios estaduais de cidades como Colombo, Quatro Barras, Contenda, Realeza, Querência do Norte e Londrina.

Segundo o coordenador do Paraná Digital, Jefferson Schreiber, ainda há 867 laboratórios em fase final de instalação. A previsão é de que todos os estabelecimentos de ensino do estado tenham computadores instalados até julho. Schreiber explica que o projeto contou com a cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolveu a tecnologia multiterminal. O sistema possibilita que quatro conjuntos de periféricos – monitores, teclados e mouses – sejam ligados a um único computador, formando, assim, quatro estações de trabalho independentes."O projeto não se limita a colocar computadores nas escolas, mas computadores funcionando com qualidade", diz. O coordenador ainda esclarece que a manutenção é feita por um sistema de gerenciamento remoto, sem a necessidade de envio de um técnico para cada escola caso ocorra algum problema.

Os códigos fontes do sistema operacional e aplicativos foram entregues ao governador pelo reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior. A intenção, segundo o governador, é colocar a tecnologia disponível para todo o país. "O governo do Paraná e a UFPR não fazem negócio com a educação. Os softwares proprietários, ao contrário, escravizam a política de ensino do Brasil. No estado, estamos no caminho contrário à hipocrisia e numa contestação clara contra o neoliberalismo", afirma Requião.

Capacitação

Ainda durante a reunião do secretariado ocorreu o lançamento do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e foram assinados termos de cooperação técnica com a UFPR, universidades estaduais e Universidade Estadual Tecnológica do Paraná. O PDE vai capacitar 1,2 mil professores de escolas estaduais com titulação de mestrado. A capacitação terá duração de dois anos, com 1.060 horas aula. A aula inaugural ocorre dia 12 de março.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.