Professores serão capacitados
Nem todos os laboratórios de informática que foram instalados na rede estadual ontem estão sendo utilizados pelos alunos. Os computadores estão instalados e agora fica a critério dos professores o aproveitamento desta nova ferramenta como instrumento pedagógico. Nas instituições estão sendo realizados projetos de capacitação nos quais, segundo a assessoria da Seed, educadores são treinados por 278 técnicos.
Este é o caso do Colégio Lysimaco Ferreira. da Costa."Os alunos vão começar a utilizar o laboratório quando os professores se sentirem capacitados pra isso", diz o técnico-administrativo Anderson Afonso Neto. No Colégio Júlia Wanderley, o laboratório já está disponível para os professores que pretendem usufruir da novidade. Já o Inez Vicente Brocz possui computadores desde o ano passado e por esse motivo, os funcionários ganharam uma boa experiência com as máquinas. O diretor Célio Gonçalves Watter afirma que os educadores decidem como e quando utilizá-las: "Os professores organizam, planejam suas aulas e fazem uso dos computadores junto aos alunos."
colaboração de Ana Cláudia Gonçalves Pereira
Desde ontem, 150 mil alunos da rede estadual de ensino podem se beneficiar com o uso de computadores e acesso à internet. O governador Roberto Requião e o secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, lançaram na reunião semanal do secretariado o programa Paraná Digital. O projeto visa contemplar os 2,1 mil colégios estaduais com laboratórios de informática com acesso à internet em banda larga.
De acordo com o secretário, foram instalados cerca de 4 mil quilômetros de fibra ótica e nos lugares mais distantes o acesso será feito via rádio. Os 36 mil computadores a serem utilizados funcionarão com sistema operacional Linux (software livre), o que permite economia de aproximadamente R$ 88 milhões. O investimento é de R$ 218 milhões, com parte de recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), governo e Copel (para dobrar a rede estadual de fibra ótica).
Três escolas Júlia Wanderley, Lysímaco Ferreira da Costa e Inez Vicente Borocz, todas de Curitiba estrearam os laboratórios em videoconferência durante a reunião. Os laboratórios foram instalados ontem em 301 colégios estaduais de cidades como Colombo, Quatro Barras, Contenda, Realeza, Querência do Norte e Londrina.
Segundo o coordenador do Paraná Digital, Jefferson Schreiber, ainda há 867 laboratórios em fase final de instalação. A previsão é de que todos os estabelecimentos de ensino do estado tenham computadores instalados até julho. Schreiber explica que o projeto contou com a cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolveu a tecnologia multiterminal. O sistema possibilita que quatro conjuntos de periféricos monitores, teclados e mouses sejam ligados a um único computador, formando, assim, quatro estações de trabalho independentes."O projeto não se limita a colocar computadores nas escolas, mas computadores funcionando com qualidade", diz. O coordenador ainda esclarece que a manutenção é feita por um sistema de gerenciamento remoto, sem a necessidade de envio de um técnico para cada escola caso ocorra algum problema.
Os códigos fontes do sistema operacional e aplicativos foram entregues ao governador pelo reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior. A intenção, segundo o governador, é colocar a tecnologia disponível para todo o país. "O governo do Paraná e a UFPR não fazem negócio com a educação. Os softwares proprietários, ao contrário, escravizam a política de ensino do Brasil. No estado, estamos no caminho contrário à hipocrisia e numa contestação clara contra o neoliberalismo", afirma Requião.
Capacitação
Ainda durante a reunião do secretariado ocorreu o lançamento do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e foram assinados termos de cooperação técnica com a UFPR, universidades estaduais e Universidade Estadual Tecnológica do Paraná. O PDE vai capacitar 1,2 mil professores de escolas estaduais com titulação de mestrado. A capacitação terá duração de dois anos, com 1.060 horas aula. A aula inaugural ocorre dia 12 de março.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião