Alunos de 20 escolas estaduais de Curitiba e de outros municípios da região metropolitana abrirão o desfile cívico-militar do Dia da Independência, com início marcado para as 9h30 da próxima segunda-feira, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. Na sequência marcharão as unidades militares e entidades da sociedade civil.
Cada escola desfilará com grupos de 80 a 100 estudantes, com exceção do Colégio Estadual do Paraná, que será representado por 40 alunos. Bandas e fanfarras marcarão o ritmo do desfile.
A partir das 10h30, entra na avenida o comandante do desfile militar, general Osmário Monteiro Zan, em cima de um blindado. Na sequência surge o Estado-Maior da tropa. Depois disso, vem toda a sequência do desfile militar.
A última parte do desfile será aberta pela banda Racional. Desfilarão depois a Guarda-Mirim, a União dos Escoteiros do Brasil, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema), a ONG Amisrael, a Superintendência Geral de Radioamadorismo da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, a Legião da Boa Vontade (LBV), o programa Mãos que Ajudam e os Desbravadores.
Cidadania
Como parte da programação da Semana da Pátria, o programa Paraná em Ação abre hoje suas atividades em Curitiba, que prosseguirão até terça-feira, das 9 às 17 horas, em frente ao Palácio Iguaçu. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, veículo de informações do governo do estado, uma das novidades deste ano é a participação da Justiça Federal, que prestará orientações sobre Previdência Social e casa própria. Também haverá recadastramento de armas. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) dará palestras e orientações a empreendedores. O evento prevê ainda uma série de oficinas de artesanato.
Durante os cinco dias, haverá emissão gratuita de documentos, orientação para acesso a benefícios dos governos federal e estadual, serviços judiciários, exames de glicemia e urina, avaliação física, orientação sobre saúde e ações de educação ambiental, entre outros serviços.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião