O desempenho dos estudantes de escolas públicas estaduais de Curitiba no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005 foi baixo se comparado com as escolas particulares e federais. Na classificação geral, baseada nos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as escolas estaduais aparecem em seqüência apenas da 42.ª colocação em diante.
Até lá, as posições conquistadas pelos alunos das escolas públicas são pontuais. A primeira estadual que aparece é o Colégio da Polícia Militar, em 11.º lugar. A segunda, o Colégio Estadual do Paraná, só vai se colocar depois de 16 posições, em 27.º lugar. No ranking, a distância com a terceira estadual também é grande. O Instituto de Educação de Curtiba ficou na 42.ª colocação 15 lugares depois que a segunda estadual colocada.
Na leitura das últimas posições, o baixo desempenho se mantém. Na classificação geral, das dez escolas onde os estudantes tiveram os piores desempenhos no Enem 2005, nove são de gestão estadual. No ranking das estaduais os números são exatamente os mesmos. Ou seja, das dez estaduais em que os alunos tiveram os mais baixos desempenhos, apenas uma não está entre as últimas colocadas no Enem.
As médias também são mais baixas. Os aluno que estão concluindo o ensino médio nas escolas estaduais de Curitiba tiraram notas 4,2 pontos menor se comparado com a geral, que foi de 46,99. Em todo o Paraná, o desempenho dos estudantes das estaduais, com média de 41,56, também foi alguns pontos abaixo da geral, de 43,96. Se comparado com os desempenhos do Brasil, os alunos das estaduais da capital pontuaram mais. A média das estaduais em todo o país foi de 40.
Os dados disponibilizados pelo Inep não distinguem os desempenhos obtidos pelos alunos do ensino médio regular dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa segunda modalidade, os estudantes tem um ano a menos do que o normal (de três anos) para concluir os estudos. De acordo com dados disponíveis no site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, seis das dez escolas onde os estudantes tiveram as menores notas no Enem 2005, oferecem somente a EJA.
De acordo com a diretora do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida (em último lugar no ranking, com média de 37,36, de educação de adultos), Olinda Guimarães de Paiva, os resultados do Enem 2005 não refletem se o ensino é de boa ou má qualidade. "E não é justo comparar com o Ensino Regular, que tem carga horária menor e o perfil de alunos é diferente. São pessoas que deixaram de estudar há muito tempo ."
Para o presidente da APP-Sindicato, José Lemos, o baixo desempenho dos estudantes de ensino médio das escolas estaduais em Curitiba tem um motivo: falta de investimentos nessa modalidade de ensino. "Não temos políticas de investimentos e os recursos foram reduzindo ano a ano, desde 2000. É por isso que as escolas estão sem condições, com salas superlotadas, sem bibliotecas e laboratórios."