Para o assessor pedagógico Mateus Prado, fundador da ONG Henfil Educação e Sustentabilidade, de São Paulo, e autor de materiais didáticos sobre o Enem, a disputa por novos estudantes faz com que algumas escolas criem artifícios nada pedagógicos para garantir uma pontuação melhor nas provas.
Veja, escola por escola, o resultado do Enem
No Paraná, a lista das escolas mais bem colocadas no Enem 2014 mostra que existem diferenças significativas nas notas de unidades diferentes da mesma instituição de ensino. Essa situação se repete no restante do país?
Em São Paulo, temos o caso da primeira colocada no país, o Colégio Objetivo. As duas unidades do Objetivo (a que ficou em 1.º lugar e a que figura na posição 569) têm o mesmo endereço. O colégio separa salas desde o primeiro ano do ensino médio e traz para elas estudantes das suas franquias que tiram nota maior, dá bolsas para esses alunos. As duas unidades do Objetivo têm o mesmo professor, o mesmo horário, tudo igual, mas CNPJs diferentes. Das dez primeiras colocadas neste ano, oito adotam esse procedimento. Isso acontece no Brasil todo.
A ampla maioria dos pais não vai conseguir matricular o filho na escola divulgada como a primeira colocada no Enem.
Que estratégias são usadas por essas escolas para selecionar os alunos das “unidades especiais”?
Simulados. Eles pegam os alunos que têm melhores notas nos simulados. Primeiro captam alunos internamente e depois externamente, tirando estudantes de outras escolas particulares ou de escolas públicas, com bolsas para os mais bem posicionados em simulados abertos no 5.º e 9.º anos do ensino fundamental e em provas no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. A bolsa não é para ajudar o aluno, é para ajudar a escola.
A imprensa e os colégios erram ao construir rankings?
As escolas erram quando fazem a propaganda. Essa estratégia engana alguns pais, mas a ampla maioria não faz a matrícula por esse critério. Até porque a ampla maioria não vai conseguir matricular o filho na escola divulgada como primeira colocada.
Como a avaliação poderia refletir de fato o que a escola acrescentou ao aluno?
Se houvesse uma prova com mesma força do Enem no 9.º ano do ensino fundamental, seria possível ver quanto o aluno aprendeu na escola. O correto é mostrar onde estou e aonde cheguei.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Confira os detalhes do que houve com Lula e o estado de saúde após a cirurgia; acompanhe o Entrelinhas
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora