Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Praias

Esforço tenta reduzir despejo de esgoto

A Sanepar e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) prometem intensificar a fiscalização nos imóveis no litoral do estado para reduzir o número de fossas e ligações de esgoto clandestinas. A estratégia é um esforço para tentar melhorar a qualidade da água do mar nas praias, principalmente em Matinhos e Guaratuba. O assunto foi discutido nesta sexta-feira em Caiobá, durante reunião realizada no câmpus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a pedido do Ministério Público Estadual.

Os órgãos definiram que a partir de 1.º de dezembro uma equipe formada por estagiários da Sanepar, que serão contratados de uma empresa terceirizada, e por alunos da UFPR farão visitas de casa em casa para notificar os proprietários. Segundo a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, os donos de imóveis já estão sendo alertados para resolver o problema e até multados. "Tentamos entrar em contato com os donos de imóveis que não moram nas praias até usando um sistema de telemarketing, mas é difícil, não estamos conseguindo", disse.

De acordo com o chefe regional do IAP, Reginato Joaquim Grun Bueno, o aumento populacional nos balneários a partir da primeira quinzena de dezembro agrava a situação do despejo irregular de esgoto. No verão, são cerca de 1,5 milhão de veranistas no litoral. "As casas que são projetadas para quatro pessoas recebem até dez e as fossas não comportam tudo isso", explica.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.