Um esgoto à céu aberto faz parte da paisagem da Vila Vicente Macedo, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, os dejetos de quase três mil moradias, que vão para esta vala, chegam diretamente ao Rio Iraí. Toda a água poluída cai à menos de 2 km da área de captação do rio, que abastece os moradores de Curitiba e Região Metropolitana.
A área é considerada de proteção ambiental, mas, de acordo com os moradores, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já foi informada, mas nenhuma providência foi tomada. "Nós já avisamos eles diversas vezes. São várias ruas que a empresa diz que tem esgoto, mas não tem, e a população fica à mercê da poluição e dos problemas de saúde", explica o morador Valmir Soares, em entrevista ao ParanáTV da PRCTV.
A Sanepar informou que o problema na região acontece porque os moradores não regularizam a ligação entre o esgoto das casas e a rede de coleta que está disponível nas ruas. A companhia informou ainda que está orientando a população para evitar esse tipo de situação.