• Carregando...
 |
| Foto:

Muito do que vemos em Curitiba é fruto da ideia de alguém. Em pilhas e pilhas de papel foram feitos vários projetos, alguns foram adiante, outros tantos acabaram engavetados. No entanto, é inegável que todos eles deram sua colaboração ao proporcionar a discussão da cidade.

No momento atual, quando Curitiba completa 318 anos e estudiosos e moradores têm a impressão de que faltam novidades na cidade, a Gazeta do Povo propõe a discussão sobre o presente e o futuro e apresenta ideias. Quatro arquitetos foram convidados para desenharem a "Curitiba dos sonhos" e sugerirem intervenções urbanas. O jornal não colocou limitações aos profissionais e apresenta nas próximas páginas as propostas enviadas.

Os arquitetos fizeram projetos para resolver problemas do cotidiano, implantar soluções para as necessidades futuras, preservar as construções históricas, entre outros. Nem todas as ideias poderiam ser implantadas automaticamente. O objetivo aqui é refletir sobre a cidade.

Alunos de duas escolas da cidade participaram de processo semelhante. Sim, as crianças têm muito a propor. Em desenhos que parecem ingênuos à primeira vista estão desafios para Curitiba. Os pequenos pedem obras do metrô, de hospitais, de escolas, de parques públicos. Querem mais policiamento e aumento da área verde e também reivindicam a valorização das pessoas e o fim do preconceito.

Ao mesmo tempo que mostram suas críticas, as crianças se desmancham em elogios aos parques, às pessoas, às contruções. O sentimento é o mesmo da maioria dos curitibanos. O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 525 moradores e ouviu da maioria deles que a qualidade de vida na cidade é ótima ou boa. Muitos dizem ainda que, mesmo se pudessem, não trocariam Curitiba por nenhum outro lugar.

Só que não se trata de um amor às cegas: o curitibano vê os defeitos, sabe que é preciso melhorar e aponta os caminhos. Os entrevistados escolheram as prioridades na educação, no trânsito, na saúde, no meio ambiente, na segurança pública e até nas relações sociais.

Nas próximas páginas estão a evolução do planejamento urbano, que possibilitou o crescimento ordenado da capital, e um convite para os leitores conhecerem a história de Curitiba através de um passeio por bens tombados. Também serão apresentadas propostas concretas para o futuro, sugestões da população e desafios para a inovação. Em entrevista, o ex-prefeito Ivo Arzua Pereira pede maior participação popular na discussão das intervenções urbanas.

Entre elogios ao que deu certo, críticas ao que não funcionou e sugestões para o futuro está o desejo dos curitibanos para que a cidade se torne ainda melhor. Por tudo que foi feito e pelo o que é necessário aprimorar, o nosso parabéns a Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]