Locais, expressões, mitos, comidas e personagens dão alma a uma cidade. Curitiba completa hoje 321 anos cheia de personalidade própria: do pinhão que dá nome à capital paranaense, assa nas chapas no inverno e pinta nossas calçadas de petit-pavê aos nossos ligeirões, ligeirinhos e alimentadores, a cidade envelhece rejuvenescida, se reinventando diariamente.
A vila de 1693 se expandiu geograficamente e hoje é a maior e mais rica cidade do Sul do país. A sua maior riqueza, entretanto, não se mede em dinheiro, porque é imaterial. É o jeito como falamos por aqui, é a maneira como convivemos, o que comemos e como interagimos com o espaço que torna a cidade culturalmente rica.
Acompanhe o guia "Curitiba de A a Z", uma lista de palavras, lugares e pessoas que mostram um pouco da cara da capital paranaense. E você também pode colaborar como esse alfabeto de tudo que representa a cidade. Use o menu acima para navegar pelas letras e deixar suas sugestões.
Ah, e quando for sair, não se esqueça do casaco e do guarda-chuva, porque o tempo está para mudar. Aliás, será que chove hoje?
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura