As portas das lojas da Rua São Francisco, que fica no Setor Histórico de Curitiba ganharam cores e desenho produzidos por 20 artistas grafiteiros. O comércio local, situado entre a Rua Riachuelo e a Barão do Serro Azul, vem sendo excluído por conta do consumo de drogas na região. A revitalização das lojas foi iniciativa da Associação Comercial do Paraná em parceira com a Prefeitura e executada pela produtora de arte Mucha Tinta.
Com o tema Histórias e Memórias de Curitiba os artistas criaram desenhos que transformaram a rua em uma galeria a céu aberto. A coprodutora responsável pelo projeto, Michele Micheletto, conta que o planejamento começou há mais de um ano e que a ideia é melhorar a cidade. "As pessoas precisam criar a relação de pertencimento a cidade, assim ela vai ser mais bem cuidada. E a arte ajuda muito".
O artista Guilherme Caldas escolheu como tema a própria bicicleta. Ele optou por esse meio de transporte há 12 anos e defende que as pessoas devem fazer o mesmo. "Eu gosto de ver a cidade andando de bicicleta. Estamos ganhando mais respeito dos motoristas e é muito saudável andar de bicicleta", afirma o artista.
Também foram representados outros temas tradicionais como o Barão do Serro Azul, grande produtor de erva mate do estado, os Colecionadores do Lago da Ordem, O Homem Nu e até os rostos das pessoas que frequentam a rua São Francisco diariamente.
Uma imagem que chamou a atenção dos moradores foi a pintura do santo que deu nome a rua. O artista João Paulo Rotava conta que ninguém tem certeza se a homenagem foi a São Francisco de Assis ou de Paula, o eremita da caridade. "Então eu escolhi o De Paula que retrato ao lado da catedral, que fica no fim da rua. Acho que a iniciativa é importante para valorizar o centro da cidade e o papel do artista". Caio Beltrão pintou os anônimos que circulam pela São Francisco de dia e de noite. "O Centro é o coração da cidade e deve ser valorizado e usado", afirma o artista.
Despiche na Rua São Francisco
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora