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Campanha da Associação Comercial do Paraná e prefeitura conta com mutirões de limpeza | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Campanha da Associação Comercial do Paraná e prefeitura conta com mutirões de limpeza| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

153

é o número da Guarda Municipal para fazer denúncias sobre pichações. As ligações podem ser anônimas e, quanto mais detalhadas forem as informações, maiores são as chances de os pichadores serem flagrados e impedidos pela Guarda. Nos fins de semana, quando há mais ocorrências e o 153 pode ficar congestionado, é possível ligar direto para o número 3350-3955.

Foi divulgado ontem um balanço da campanha "Pichação é Crime: Denuncie", coordenado pela prefeitura de Curitiba em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). Em dois meses de ação, foram registradas 593 denúncias pela Guarda Municipal. Dessas, 114 resultaram em autuações com aplicação de multas educativas aos pichadores.

Segundo os dados da Guarda, a média de denúncias em fevereiro nos últimos anos ficava em 50 chamadas. No mesmo mês em 2013, foi registrado um aumento de 324% no número de denúncias, totalizando 212 ligações por meio do telefone 153. As denúncias são anônimas.

"Esses números mostram que essa campanha trouxe para a cidade um sentimento de cuidar do que é nosso. As pessoas despertaram e agora querem zelar pelas cores da cidadania. Curitiba não está mais fechando os olhos para essa agressão", afirmou o vice-presidente da ACP, Camilo Turmina.

Estatísticas da Guarda Municipal mostram que o Centro continua sendo a região mais visada por pichadores. No ano passado, 14% das ocorrências registradas foram nas imediações de pontos como a Praça Tiradentes e a Rua XV. Das 1.149 denúncias, 159 partiram do Centro.

A meta da campanha é reduzir em 50% a ações dos pichadores em um período de seis meses. Pensando nisso, a mobilização conta com uma união de esforços entre o município, por meio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, a ACP e entidades particulares.

"É uma iniciativa que está dando resultado e que só traz benefícios para cidade. Esperamos intensificar a conscientização e o combate à pichação nos próximos meses, em parceria com a ACP", disse o prefeito Gustavo Fruet em entrevista ao site oficial da prefeitura.

A campanha também conta com mutirões para "despichar" fachadas de comércios e residências, principalmente na região central de Curitiba. O último ocorreu no dia 17 de março, quando representantes de entidades e voluntários se reuniram em quatro pontos da cidade para iniciar o trabalho de limpeza.

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