Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Eles têm um um ótimo motivo para sujar as mãos

Colorir os muros e “espantar” a pichação: esse é o objetivo de Ana Beatriz, Wanda, Thales e Elvis | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Colorir os muros e “espantar” a pichação: esse é o objetivo de Ana Beatriz, Wanda, Thales e Elvis (Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo)

O que falta em estatura ao garoto Thales Castor dos Santos, morador do bairro São Braz, em Curitiba, sobra em eloquên­cia e habilidade com certas ferramentas. Aos 13 anos, ele manipula os sprays e pincéis de tinta com a mesma desenvoltura com que dis­­para frases de efeito. Não à toa, foi um dos escolhidos para dar nova cara à fachada de concreto do Colégio Estadual Silvestre Kandora, onde cursa o oitavo ano. O colégio é uma das 30 instituições de ensino da capital que participam de um concurso inédito de pintura de muros, promovido pela Spaipa S/A – fabricante e distribuidora da Coca-Cola no Paraná – em parceria com a Associação Comercial do Pa­­raná (ACP).

O concurso faz parte da programação do Festival Coca-Cola das Escolas, que neste ano envolveu também colégios de Foz do Iguaçu e Londrina. A ideia é conscientizar os alunos para o problema da pichação e, ao mesmo tempo, colorir as comunidades ao redor das instituições. Como todo concurso, haverá um vencedor. O que, para Thales, "grafiteiro profissional" desde os 11 anos, parece não importar muito.

"Essa é uma parada [a pintura] que tiramos de letra. Mas mesmo não ganhando, o que vale é o incentivo para os outros jovens. O grafite não é vandalismo, é arte", discursa o garoto.

Ao lado do amigo Elvis Arlati, 17 anos, também aluno do Silvestre Kandora, Thales integra o grupo Colorir, que faz grafites pelo bairro. O modus operandi da gurizada segue algumas regras. "A gente junta um dinheirinho, compra as tintas, bate nas casas pra pedir autorização das senhoras e pega a assinatura, pra mostrar depois pra polícia, caso eles apareçam", relata Thales.

A próxima etapa, para todos os estudantes curitibanos envolvidos, é caprichar na propaganda e conseguir votos – o concurso é on-line e ocorre durante a semana que vem.

Em Curitiba, a Associação Comercial ficou responsável por contatar comércios e residências vizinhas aos colégios e oferecer o grafite "em vez" da pichação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.