Ativistas do grupo Femem fazem protesto na frente da Embaixada da Tunísia em Milão, na Itália. O ato foi em apoio à tunisiana Amina Tyler, que sofreu perseguições depois de postar uma foto com os seios de fora| Foto: Alessandro Garofalo/Reuters

Foi divulgado nesta quinta-feira (4) um balanço da campanha "Pichação é Crime: Denuncie", coordenado pela prefeitura de Curitiba em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). Em dois meses de ação, foram registradas 593 denúncias pela Guarda Municipal. Dessas, 114 resultaram em autuações com aplicação de multas educativas aos pichadores.

CARREGANDO :)

Segundo os dados da Guarda, a média de denúncias em fevereiro nos últimos anos ficava em 50 chamadas. No mesmo mês em 2013, foi registrado um aumento de 324% no número de denúncias, totalizando 212.

"Esses números mostram que essa campanha trouxe para a cidade um sentimento de cuidar do que é nosso. As pessoas despertaram e agora querem zelar pelas cores da cidadania. Curitiba não está mais fechando os olhos para essa agressão", afirmou o vice-presidente da ACP, Camilo Turmina.

Publicidade

A meta da campanha é reduzir em 50% a ações dos pichadores em um período de seis meses. Pensando nisso, ela conta com uma união de esforços entre o município, através da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, a ACP e entidades particulares.

"É uma iniciativa que está dando resultado e que só traz benefícios para cidade. Esperamos intensificar a conscientização e o combate à pichação nos próximos meses, em parceria com a ACP", disse o prefeito Gustavo Fruet em entrevista ao site oficial da prefeitura.