Tendo como base fotografias antigas, hábitos e estilos presentes em Curitiba, um grupo de 14 artistas passará o próximo domingo (23) retratando memórias da cidade nas portas de aço de comerciantes da tradicional Rua São Francisco. A iniciativa do Projeto Arte Urbana Memórias de Curitiba, coordenada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), espera movimentar a região das 8 às 20 horas. "Queremos dar uma nova função à rua e esperamos que as pessoas participem e venham conferir a arte sendo feita ao vivo numa região histórica", explica a coordenadora geral do projeto, Iroclê Wykrota.
Além de embelezar a região, o projeto busca conscientizar a população em relação ao trabalho com grafite. "Os grafiteiros ainda são marginalizados e não têm um lugar de destaque, já que muita gente os confunde com pichadores. Com as imagens, esperamos tornar a rua um ponto turístico, possibilitando que a comunidade conheça a história de Curitiba por meio do grafite", comenta Iroclê. O caráter educativo do projeto vai ser reforçado por palestras em escolas que mostrarão a importância dessa forma de arte urbana a crianças e adolescentes.
"Contamos com o patrocínio da Sanepar, que quer levar o grafite para seus próprios muros", conta.
O comerciante Valentin Vasquez, proprietário do Restaurante São Francisco que ocupa o mesmo endereço desde 1955 , está entre os donos de estabelecimentos que decidiram ceder suas fachadas para o projeto e pretende estar presente quando ela for grafitada. "Diferente do vandalismo dos pichadores, gosto da arte dos grafiteiros. Acho que, com a iniciativa, a região fica mais bonita e pode atrair turistas para cá", ressalta.
Serviço:
O Projeto Arte Urbana Memórias de Curitiba. Horário: das 8 às 20 horas. Local: Rua São Francisco Centro.