| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

7 mil estão em Foz para pré-Jornada

Cerca de 7 mil jovens de todas as partes do mundo começaram a chegar ontem em Foz do Iguaçu para participar de atividades religiosas e turísticas, antes de seguirem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Alojados no Centro de Convenções e residências de fiéis, os peregrinos participam de uma programação religiosa feita pelo Caminho Neocatecumenal. Outro evento que movimenta a cidade é a Semana Missionária, promovida pela Cáritas Diocesana.

Os mexicanos Emanuel Estrada, 17 anos, Sayred Chávez, 29 e Daniel Vargas, 31 (foto), chegaram ontem à tarde em Foz. Músicos da banda Sal Radiactiva, eles vão se apresentar na jornada e estão incluídos na programação oficial. "Através da música queremos compartilhar e aumentar a fé," diz Vargas.

CARREGANDO :)

Adaptação

Paróquias buscam interação de estrangeiros na comunidade

Nas paróquias pertencentes à Arquidiocese de Curitiba, equipes se movimentam não só para buscar peregrinos no aeroporto, mas para apresentá-los às famílias acolhedoras e promover sua interação com a comunidade. No bairro São Braz, a coordenadora da pastoral local da Jornada Mundial da Juventude, Andreia Ferrari, diz que foi desenvolvida uma cartilha em inglês, português e espanhol para facilitar a comunicação com os fiéis recém-chegados na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho. Ao todo, são esperados 106 peregrinos do Peru e Polônia. "Fizemos um material com informações básicas para pedidos de alimentação e banho, por exemplo. As missas também contam com tradutores," explica Andreia. No Uberaba, a Paróquia São Paulo Apóstolo está investindo em apresentações culturais para entrosar os fiéis vindos do Amazonas, Canadá, Estados Unidos, Áustria, Itália e Argentina. (AL)

Cerca de 1,2 mil peregrinos inscritos para a Semana Missionária da Pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ), promovida em Curitiba pela Arquidiocese, já estão instalados na capital paranaense. Acolhidos em casas de famílias da comunidade, eles começaram a chegar no último domingo. Até a semana que vem, o número de fiéis deve chegar a 5 mil. A partir do dia 20, os grupos se preparam para seguir ao Rio de Janeiro, onde participam da JMJ – 20 mil curitibanos se juntarão aos peregrinos nesta viagem.

Publicidade

Ontem, peregrinos vindos da Polônia, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Argentina, Paraguai e Co­lôm­bia já interagiam com a comunidade em passeios e atividades religiosas. Há ainda brasileiros de outras regiões, como Amazonas e São Paulo, que também vieram ao Paraná para participar da Semana Missionária.

Embora sigam programação própria, as 80 paróquias que estão acolhendo os fiéis atendem a três eixos básicos na condução das atividades em grupo – solidariedade, cultura e fé. O padre Alexsander Cordeiro, do Setor da Juventude da Arquidiocese de Curitiba, explica que o primeiro diz respeito a ações sociais, como visitas a orfanatos e asilos; o segundo à troca de experiências entre jovens estrangeiros e locais, e o último a orações, missas e vigílias.

As atividades devem ficar mais intensas a partir de amanhã. "Nosso foco é a mensagem de que a fé precisa ser levada para fora da igreja. A fraternidade precisa contagiar o mundo", diz o padre.

Durante a Pré-Jornada, os peregrinos ainda vão debater temas como o contexto social em que a juventude está inserida, bioética e o papel do jovem cristão no mundo.

Acolhida

Publicidade

A busca por famílias que pudessem acolher os peregrinos nesta Semana Missionária demandou mais de um ano. Segundo o padre Alexsander Cordeiro, Curitiba tem cerca de 10 mil lares dispostos a atender os fieis da JMJ. A dona de casa Maria Margarida dos Santos está com dois amazonenses sob seus cuidados desde sábado. "Levei-os para conhecer o mar. Eles ficaram deslumbrados", conta. No próximo domingo, Maria também vai recepcionar um grupo de quase 60 colombianos.

Colaborou Denise Paro, da sucursal de Foz do Iguaçu.