Papa desfila com o papamóvel durante deslocamento desta manhã no Rio de Janeiro| Foto: EFE/David Fernández

A parábola da "água no feijão", segundo Francisco

Confira texto de José Carlos Fernandes sobre a fala do papa Francisco aos moradores da comunidade Varginha, no conjunto de favelas de Manguinhos.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)

Francisco deixa saudades em Manguinhos

Denise Drechsel, enviada especial

Assim que o Fiat Idea que levava o papa Francisco deixou a comunidade de Varginha, moradores ficaram nas ruas para comentar e comemorar a passagem do pontífice no local. Quem tinha estado perto do papa era considerado uma relíquia.

Leia matéria completa

Francisco depois beijou a criança
Papa abençoa criança
Criança chora enquanto é levantada para benção do papa
Bandeira argentina é levantada para saudar o papa
Francisco acena para a multidão que acompanhava o trajeto feito de papamóvel

Por volta das 10h15, o papa Francisco deixou a Quinta da Boa Vista, depois de ouvir a confissão de cinco jovens escolhidos pela organização da Jornada Mundial da Juventude. O pontífice seguiu, com parte do trajeto sendo feito de papamóvel, para o Palácio São Joaquim, zona sul do Rio, onde se encontra com adolescentes infratores.

Publicidade

O trânsito foi tranquilo no deslocamento em razão do esquema organizado pela Prefeitura do Rio, que interditou algumas vias do centro e da zona sul para a passagem da comitiva.

LEIA MAIS: Francisco faz oração do Angelus em palácio do Rio

LEIA MAIS: Francisco ouve confissão de adolescentes da JMJ

IMAGENS: veja galeria de fotos dos compromissos do papa nesta sexta

Confira o roteiro da Via Sacra desta sexta-feira em Copacabana

Publicidade

Os acessos ao bairro de Copacabana, onde ocorrerá a via-sacra no fim desta tarde, com presença do papa Francisco, serão fechados a partir das 14 horas. Já a partir do meio-dia estarão bloqueados o Túnel Velho, que liga o bairro de Botafogo a Copacabana, a avenida Henrique Dodsworth, mais conhecida como Corte do Cantagalo e a enseada de Botafogo. Também estão interditadas as avenidas Atlântica Vieira Souto e Delfim Moreira, todas junto à orla.

Ainda nesta sexta, o papa Francisco fez a oração de Angelus Domini, a partir da sacada central do Palácio São Joaquim. Após isso, ele se encontrou com patrocinadores e apoiadores da jornada.

Além dos governos estadual e municipal do Rio, apoiam oficialmente o evento a Cruz Vermelha do Brasil e nove empresas privadas. Em seguida, às 13 horas, o pontífice almoçará com alguns jovens no Salão Redondo da sede da Arquidiocese.

Francisco desce do papamóvel para cumprimentar fiéis

Já bem próximo ao Palácio São Joaquim, na Glória, zona sul do Rio, que encerrou o cortejo do papa Francisco que começou no Theatro Municipal, o pontífice desceu do papamóvel para se dirigir a duas senhoras. Uma delas, dona Vanda, a segunda a receber um beijo do papa, completará 100 anos em dezembro e mal podia conter a emoção após o contato com Francisco. Os voluntários que estavam perto, na Rua da Glória, a poucos metros do São Joaquim, providenciaram um banquinho para que ela se sentasse.

Publicidade

"Moro com ela e a levo toda semana à igreja", contou o neto Alexandre Blasifera, de 40 anos. "Depois que ele desceu do papamóvel e foi até a outra senhora, as pessoas ao nosso redor começaram a chamá-lo para dizer que ela tinha 100 anos. O dom Orani viu e a mostrou para o papa, que veio", contou o neto. "Ele a beijou e disse algumas coisas para ela, não consegui ouvir porque tinha muita gente, mas gravei um vídeo e depois vou ver", disse. Quando o papa se aproximou de dona Vanda, todos os fiéis e peregrinos que estavam perto se aproximaram para chegar mais próximo do pontífice.

O cortejo de Francisco no papamóvel começou às 10h25 e levou cerca de meia hora para chegar ao palácio São Joaquim. No caminho, ele beijou mais de 27 crianças, a maioria bebês. Num dos pontos, um garotinho não conteve a emoção, ficou conversando com o papa e parecia não mais querer largar. Durante todo o percurso do cortejo, peregrinos (entre jovens, adultos e até idosos) corriam do lado de fora dos gradis, tentando acompanhar o papa lado a lado. Algumas freiras também corriam com a multidão.

Papa diz que noite em Copacabana foi "inesquecível"

Em seu Twitter oficial, o papa Francisco publicou na manhã desta sexta-feira (26) que a Cerimônia de Acolhida dos jovens ontem na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, foi "inesquecível", e mandou uma bênção para todos os envolvidos no evento.

Confira o roteiro da Via Sacra em Copacabana

Publicidade