A cruz, que está percorrendo nestes dias paróquias e monumentos do Rio de Janeiro, incluindo o Cristo Redentor, chegou ao Pão de Açúcar| Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

A cruz peregrina, símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), visitou nesta quarta-feira (17) o Morro da Urca, no Rio de Janeiro, aos pés do emblemático Pão de Açúcar e onde o arcebispo da cidade, dom Orani João Tempesta, oficiou uma missa.

CARREGANDO :)

A cruz, que está percorrendo nestes dias paróquias e monumentos do Rio de Janeiro, incluindo o Cristo Redentor, chegou acompanhada de uma cópia do ícone "Maria Salus Populi Romani", uma imagem da virgem Maria com o Menino Jesus.

De madeira e com quatro metros de altura, a cruz foi um presente do papa João Paulo II aos jovens em 1984, quando, após a conclusão do Ano Santo da Redenção, os encarregou de a levarem pelo mundo.

Publicidade

O ícone é também presente de João Paulo II, neste caso em 2003.

Durante a homilia, dom Orani expressou que os jovens eram enviados "para servir ao povo de Deus" e que Jesus incentivou a juventude a protagonizar "novos tempos" sob os valores do Evangelho.

Durante os pedidos, os fiéis rezaram pelas autoridades do Brasil, para que o Espírito Santo as faça escutar "as necessidades de seus filhos".

A jovem Rani dos Santos, que trabalha no aeroporto Santos Dumont, levou a cruz ao final do ato e contou à Agência Efe que a sensação foi "maravilhosa, para quem ama Jesus como nós".

"Nos sentimos caminhando com Cristo até o final, até a cruz", descreveu.

Publicidade

O Morro da Urca e o adjacente Pão de Açúcar terão ampliado seu horário de visita durante a JMJ e abrigarão atividades culturais por ocasião do evento.

O papa Francisco chegará na próxima segunda-feira à noite para participar da JMJ, que termina no domingo, dia 28.