O papa Francisco começou sua agenda desta quinta-feira (25) com uma missa privada na residência oficial da Arquidiocese do Rio, no Sumaré, às 7h30. Às 9h45, ele participou de cerimônia de entrega das chaves da cidade, no Palácio da Cidade, na zona sul.
Depois, ele deu sua bênção às bandeiras olímpicas do Rio de Janeiro. Atletas e ex-atletas participaram da solenidade. O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, que luta contra um câncer, ajoelhou-se em frente ao pontífice e foi abençoado. Zico, Carlos Alberto Parreira e jogadoras da seleção feminina de vôlei também participaram do ato.
Às 11h, o pontífice visitou a comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio, onde ele discursou. Depois do encontro com os peregrinos argentinos, às 12h30, o papa participa pela primeira vez de evento oficial da Jornada Mundial da Juventude, a festa de acolhida dos jovens, às 18h.
À tarde, o papa Francisco teve um encontro com peregrinos conterrâneos argentinos, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, 5 mil peregrinos serão autorizados a participar do encontro, às 12h30, com o pontífice. Eles ganharão crachás e entrarão por ordem de chegada.
"Será uma saudação, um encontro um pouco improvisado. [O papa] pediu o encontro para ver os jovens argentinos e para que os jovens argentinos vejam o papa", observou Lombardi. Segundo o porta-voz, não há discurso preparado para o encontro "mas, seguramente, o papa saberá o que dizer".